190 gavetas estão sendo construídas; serviço também gera oportunidade de trabalho e renda para pessoas que estavam em situação de rua

O Cemitério Municipal de Barra Mansa, localizado na Avenida Domingos Mariano, no Centro, está passando por obras de reestruturação e ampliação de sua capacidade. O serviço é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADSH). O trabalho ainda é uma oportunidade para nove assistidos pelo Centro Pop voltarem ao mercado de trabalho e serem reinseridos na sociedade.

Nesta semana, o prefeito Rodrigo Drable acompanhou o andamento das obras, juntamente do secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando. Na ocasião, Drable destacou os ganhos que a reforma no Cemitério Municipal traz para a população de Barra Mansa.
_ Por muitos anos o Cemitério Municipal não recebeu investimentos. Hoje estamos construindo 190 novas gavetas para aumentar a capacidade. Aproveito para destacar que estão sendo empregadas aqui nove pessoas que são atendidas pelo serviço de assistência à população em situação de rua. É uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho. Além disso, o crescimento desse cemitério é, para nós, muito importante – comunicou.
O secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, ressaltou que as obras são fruto de uma dedicação de todos da pasta e agradeceu ao prefeito Rodrigo Drable pelo apoio. “Enterrar um ente querido é um momento muito delicado e de dor para familiares e amigos. Queremos que essas pessoas se sintam acolhidas e tenham o melhor atendimento na hora da despedida. Parabenizo todos que estão trabalhando nessa obra e enalteço os esforços do prefeito Rodrigo para realização destas melhorias”, comentou.

Cemitério Municipal

O Cemitério Municipal de Barra Mansa vem recebendo uma série de melhorias no governo do prefeito Rodrigo Drable. No ano passado foi implantado um atendimento online, através do link https://barramansa.rj.gov.br/cemiterio/, sendo possível consultar obituários, preço de urnas, local do velório e horário de enterros. O local também oferece wi-fi gratuito e conta com letreiro digital para facilitar a localização das informações mortuárias.
Outra iniciativa conquistada por meio da Secretaria de Assistência Social é a redução no valor dos sepultamentos básicos, que caiu quase 50%, passando de R$ 1.200 para R$ 630. Essa diminuição do preço da urna conhecida popularmente como ‘cascão’ não tem prejuízo na receita.
Ainda foi disponibilizada uma assistente social que fica nos locais diariamente prestando apoio às famílias durante o momento de luto. Além disso, os custos obituários podem ser pagos via Pix ou parcelados em até seis vezes.