Seis filhotes, com aproximadamente 15 dias de vida, foram encaminhados para um abrigo temporário

Um final quase trágico, teve um desfecho feliz. Seis filhotes de cachorros, previamente identificados como mestiços de Rottweiler, foram abandonados em sacolas de lixo, na última quinta-feira, dia 17, na Rua Biajones, na Vila Coringa. A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa realizou nesta sexta-feira (18), o recolhimento e o encaminhamento dos caninos para a ONG Arca de Noé.

Os filhotes, que tem aproximadamente 15 dias de vida, foram encontrados pela equipe de catadores de lixo do município, dentro de uma sacola plástica, enrolados em peças de roupas. Após serem removidos, os profissionais e os moradores da rua adaptaram um espaço para que eles ficassem, porém na calçada da rua.

Para o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, quando uma pessoa se dispõe a criar um animal, ela tem que cumprir com as responsabilidades, inclusive as legais. “O que essa pessoa fez é completamente desumano, além de ser considerado um crime que, se identificado, o autor pode pegar uma pena que varia de um a três anos de prisão”, informou o coordenador, que continuou. “No momento nós não temos um espaço que possa cuidar desses animais em situação de abandono, mas estamos buscando parcerias com ONGs no município, para continuar ajudando de alguma forma”, completou.

A médica veterinária do setor, Millena Borges Conti, acompanhou a ação e garantiu que os animais estão aparentemente saudáveis e que o próximo passo é garantir que eles sejam vermifugados e alimentados. “Fizemos uma vaquinha para comprar ração de filhote e vamos acompanhar o desenvolvimento deles no abrigo. As pessoas que forem adotá-los também

receberão orientações, como por exemplo, a importância da vacinação antirrábica e os exames de leishmaniose”, expressou a profissional.

Os interessados em adotar um dos filhotes podem fazer a solicitação através da página do Facebook da ONG, através do link: https://www.facebook.com/ATAN.arcadenoe/

Crime de maus tratos e abandono de animais

A legislação nacional prevê que qualquer crime de natureza ofensiva aos animais domésticos, domesticados, silvestres, nativos ou exóticos, se for comprovado, o autor poderá ser autuado com pena de reclusão, além de pagamento de multa.