Evento em comemoração ao mês da mulher aconteceu no Centro de Lazer do bairro Saudade e reuniu moradoras atendidas nos PSFs da Vila Maria

A Secretaria de Saúde, através dos Postos de Saúde da Família do bairro Vila Maria (PSFs I e II), realizou nesta terça-feira, 22, o evento ‘Bem me Quero’. O objetivo da ação foi comemorar o mês da mulher, oferecendo palestras, aula de dança e sorteio de brindes ao público feminino. As atividades aconteceram no Centro de Lazer Ermírio de Moraes, no bairro Saudade, que reuniu cerca de 50 pessoas, entre elas a vice-prefeita, Fátima Lima.
Ela destacou a importância de reforçar o vínculo entre as profissionais de saúde e as moradoras. Também lembrou da Campanha Março Lilás – de combate e prevenção do câncer do colo do útero.
“É muito bom ver mulheres reunidas. Gostaria de deixar uma mensagem muito importante: não podemos nos preocupar apenas com as doenças mais faladas como o câncer do colo do útero e o de mama. É necessário também que tenhamos preocupação com a saúde integral: do corpo, da mente e da alma. Precisamos nos curar primeiro para depois curar os outros”, disse a vice-prefeita.
A enfermeira responsável pelo PSF I da Vila Maria, Eveline Mesquita, acrescentou que o ‘Bem me Quero’ também contou com a participação de médicas, psicólogas e guardas municipais da Patrulha da Mulher.
“O evento é muito importante para reforçar o vínculo entre a unidade de saúde e a população; para trabalhar na prevenção e na promoção da saúde, especialmente neste mês. Nosso projeto não visa apenas os cuidados com o corpo, pois estamos com uma equipe multidisciplinar do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). Assim, podemos cuidar de forma integral”, explicou a enfermeira.
Preventivos
Eveline disse ainda, que os postos da Vila Maria farão coletas de exames preventivos no próximo sábado, 26. “Tentaremos abranger o maior número de mulheres possível”, ressaltou a enfermeira, destacando os trabalhos realizados no PSF II pela enfermeira Nathalia de Paula Ramos.