Alunos do sétimo ano do Colégio Paulo Basílio, na Vila Nova, aproveitaram um dia inteiro no espaço; material arrecadado foi destinado a Coopcat

Após recolher mais de 400 litros de garrafas de óleo de cozinha, 34 alunos da turma 702, do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio, na Vila Nova, foram os vencedores da gincana de coleta do material, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa. Como premiação, nesta quarta-feira (27), os estudantes foram contemplados com um passeio no Hotel Fazenda Renascer. Durante todo o dia eles participaram de diversas atividades de lazer nos arredores da fazenda.

O colégio, no total arrecadou mais de dois mil litros de óleo. Todo material será destinado a Cooperativa de Catadores de Barra Mansa, a Coopcat.

O secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Vinicius Azevedo, parabenizou o engajamentos dos alunos que ganharam a gincana, assim como os outros participantes das demais turmas. “É muito bacana ver todo o envolvimento dos alunos, em prol de uma causa que só beneficia o meio ambiente. Podemos afirmar que se não houvesse a iniciativa, grande parte desse material seria descartado de forma incorreta, poluindo, principalmente, o nosso Rio Paraíba do Sul”, comemorou o secretário.

As professoras Michelle de Oliveira, de história e Maira de Carvalho, de português, acompanharam os alunos no passeio. De acordo com elas, toda escola abraçou a iniciativa e, por isso, o número de arrecadação foi satisfatório. “Muito mais que promover um dia de diversão fora da escola, essa iniciativa faz com que os estudantes sejam mais conscientes de como deve ser feito o descarte do óleo corretamente. São eles os precursores da mensagem, acredito muito que incentivando boas práticas ambientais vamos conseguir reduzir a poluição que gera tantos transtornos para a natureza”, citaram as professoras.

O estudante do 7º ano da unidade Kauan Motta, de 13 anos, contou que sozinho conseguiu arrecadar mais de 50 litros de óleo. “Eu moro na Vista Alegre, por lá eu ia às casas dos meus vizinhos e familiares pedindo para que eles juntassem para mim o óleo, depois passava recolhendo. Com isso consegui um bom número de garrafas”, contou o estudante.

Já a estudante Fabiana Garcia, de 13 anos, moradora da Vila Nova, falou sobre a ação em favor do meio ambiente. “Antes eu não sabia que o descarte do óleo de forma incorreta prejudicava tanto o meio ambiente, como por exemplo, a contaminação do rio, que ocasiona a morte dos animais que ali vivem. Foi muito bom contribuir com a gincana e melhor ainda é ter tido um dia tão especial quanto esse”, finalizou.