Produtores rurais podem contar com prazo maior para imunizar rebanhos
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), informou, nesta quarta-feira (31), que a vacinação da febre aftosa, com prazo para acabar nesta semana, foi prolongada até o dia 30 de junho de 2023.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, contou um pouco sobre como os produtores de Barra Mansa poderão vacinar suas criações:
– Os produtores rurais de Barra Mansa, que ainda não conseguiram comprar ou vacinar suas criações de bovinos e bubalinos, terão a oportunidade de adquirir a vacina e se regularizar no Núcleo de Defesa Sanitária do Estado, até o final do mês de junho.

O médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Bruno Meirelles, comentou a importância da vacinação nos animais e de como funcionam as condições de compra da vacina. “A febre aftosa é uma enfermidade infecciosa aguda que provoca febre nesses animais, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos os ruminantes selvagens. Aqueles que não possuem condição de comprar a vacina ou realizar a aplicação no animal devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural”, informou.

Após a vacinação, o produtor deve enviar para o Núcleo de Defesa Agropecuária da (Seappa) as imagens da frente e do verso da declaração, assim como da nota fiscal de compra das doses. É necessário o preenchimento dos dados com telefone para contato, CPF, nascimentos dos últimos 6 meses e assinatura. Para participar da campanha, o produtor deve adquirir as doses únicas de 2 ml em revendas autorizadas.

O contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural deve ser feito por meio do telefone: (24) 2106-3547. Ela está localizada na Rua 17, nº 118, no bairro São Luiz.

A doença
A febre aftosa é uma doença grave que acomete animais de casco fendidos (aquele com duas unhas). A transmissão pode ocorrer no ser humano através de alimentos contaminados, contato com animais doentes, equipamentos veterinários, roupas, botas, veículos e outros materiais contaminados. O vírus também pode ser transmitido através de carne, leite e derivados.