Serviços oferecidos através da internet também aumentam agilidade e transparência junto aos munícipes

A Prefeitura de Barra Mansa tem investido cada vez mais na digitalização de seus serviços. As ações fazem parte do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que teve sua implantação iniciada em 2022 e vem obtendo resultados cada vez mais significativos, sobretudo por meio da Secretaria Municipal de Finanças, que já disponibiliza todos os seus processos de forma on-line. Dentre os benefícios da digitalização estão a redução de gastos com papel, insumos e manutenção de espaços físicos para arquivo.

A partir de qualquer local, por meio de computador ou smartphone, o morador pode dar entrada ou acompanhar o andamento dos processos junto à Prefeitura. Em 2023, o processo de digitalização avançou ainda mais com a oferta de serviços por meio do aplicativo GESCON.NET, que pode ser baixado gratuitamente nos dispositivos móveis. Uma de suas funções é o Portal do Cidadão, onde é feita a interação entre o contribuinte e a Prefeitura, havendo envio de mensagens e atualização de pendências.

Além da Pasta de Finanças, as secretarias de Administração, de Meio Ambiente, de Ordem Pública e de Planejamento Urbano já permitem acesso de forma digital. A Controladoria Geral e a Procuradoria Geral do Município também estão integradas ao GED.

Em 2023, já foram abertos 2.068 processos, número superior a todo o ano de 2022 (1.312 processos). Entre os processos que estão disponíveis para abertura e acompanhamento virtual, estão: Cancelamento de Nota Fiscal, ITBI, Transferência de Imóvel, Cópia de Processo, 2ª Via de Alvará, Extinção de Processo Judicial e Isenção de IPTU.

O secretário de Finanças de Barra Mansa, Leonardo Ramos de Oliveira, contou que a implantação do GED representa uma transformação na forma como a população se relaciona com a Prefeitura. “Com esse trabalho, nós colocamos Barra Mansa em outra instância digital e isso nos dá uma grande motivação. Estamos gerando uma comodidade tão grande para os munícipes, permitindo que as pessoas dentro de casa façam da forma como preferirem. A praticidade de entrar nos processos de forma online permite, por exemplo, que pessoas portadoras de deficiência não precisem mais se deslocar até a Prefeitura”.

Leonardo ressaltou que a economicidade gerada com o GED é enorme, totalizando cerca de 7 a 8 milhões de reais por ano.

– Com esse processo, otimizamos tanto a atividade profissional quanto os insumos. Começa uma mudança cultural de verdade, com um trabalho mais eficiente e transparente para o contribuinte e para quem trabalha com as informações no governo – informou o secretário, agradecendo também ao prefeito Rodrigo Drable por estar sempre solícito e atento aos assuntos ligados à pasta.