Produtos artesanais e natalinos serão vendidos até o dia 24 de dezembro, no Centro

Durante o mês de dezembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, através da Gerência de Turismo, promove a Feira de Artesanato Edição Especial de Natal. O evento terá início nesta quarta-feira, dia 06, na Gare da Estação, localizada na Rua Orozimbro Ribeiro, no Centro, e continua até o dia 24, seguindo o mesmo horário de funcionamento do comércio.
De acordo com a gerente de Turismo e coordenadora do artesanato de Barra Mansa, Bhella Santos, para este ano, além dos grupos e coletivos oficiais (Vivendo de Arte, Girassóis e  Borogodó), outros artesãos interessados também poderão apresentar seus trabalhos durante o período. “Nesta edição nós já temos 80 artesãos confirmados, mas este número pode ser maior. Pela primeira vez, será possível a participação de artesãos que não pertencem às tradicionais feiras e coletivos. Os interessados devem enviar uma mensagem para o WhatsApp (24) 99916-0852, apresentando foto dos produtos e nome completo”, explicou Bhella.
Ainda segundo a gerente de turismo, o artesanato desempenha um papel crucial na economia criativa local e representa uma expressão autêntica da cultura. Além de preservar tradições, ele impulsiona a economia ao criar oportunidades de emprego e empreendedorismo.
– A produção artesanal muitas vezes envolve técnicas tradicionais, agregando valor cultural aos produtos. Essa dinâmica contribui para o turismo local, fortalecendo a economia e promovendo a sustentabilidade através da valorização de práticas artesanais. A tradicional Feira de Natal de Artesanato de Barra Mansa promove a economia local, apoia os artistas e artesãos da região, atrai turistas e gera empregos, desde o fornecedor de mesas e cadeiras, até os lojistas que fornecem a matéria-prima, restaurantes, lanchonetes, entre outros – disse Bhella.
Atualmente Barra Mansa conta com mais de 500 artesãos com carteiras cadastradas no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “Durante a Flumisul o município alcançou mais um marco na formalização do artesanato, foram concedidas 97 carteiras a artesãos que passam a usufruir de diversos benefícios como descontos em lojas, habilitação para participarem de feiras em âmbito nacional e atividades junto ao Sebrea e Senac, acesso ao INSS e aposentadoria, entre outros. Temos uma parceria importantíssima com a Secretaria Estadual de Turismo, principalmente na pessoa do Gustavo Tutuca. O artesanato de Barra Mansa tem ganhado notoriedade e reconhecimento”, lembrou a gerente de Turismo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Daniel Volpe Maciel, destacou a contribuição do artesanato para um senso de comunidade durante a temporada festiva e o fortalecimento da identidade cultural, além de estimular o comércio. “Como secretário da área econômica, percebo o artesanato como um elemento significativo para a economia local e criativa. Ele cria inúmeras possibilidades, atraindo pessoas e impulsionando a dinâmica econômica. Muitos artesãos têm dificuldades de chegar aos grandes mercados e o nosso papel, enquanto prefeitura e secretaria, é incentivar e fomentar o empreendedorismo em todas as regiões da cidade, além de aproximar o artesão dos consumidores”, declarou.