Tiro de Guerra de Barra Mansa realiza formatura de encerramento
Evento celebra os valores do civismo e da cidadania

O Tiro de Guerra 01/016 de Barra Mansa realizou, na manhã desta sexta-feira (29), a solenidade de formatura dos 40 alunos, incluindo atiradores e monitores da turma de 2024, marcando o encerramento de um ciclo de aprendizado, disciplina e cidadania. O evento reuniu autoridades municipais, como a vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima, militares, familiares e amigos dos formandos, destacando o papel do TG na formação de jovens comprometidos com valores patrióticos e comunitários.
A cerimônia foi realizada nas dependências do Tiro de Guerra, no Parque da Cidade, e contou com o desfile dos monitores e atiradores, entrega de certificados e homenagens aos destaques da turma. A formatura também contou com apresentação musical da Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, homenagens e o tradicional juramento à bandeira.
Fátima Lima ressaltou o impacto do Tiro de Guerra na formação dos jovens. “Esses jovens saem daqui como homens e levam consigo valores essenciais para a vida e para a sociedade. O TG é uma escola de disciplina, cidadania e respeito que transforma vidas”, afirmou.
O sargento Alex Costa Moraes, que encerra seu ciclo como chefe de instrução este ano, demonstrou gratidão e orgulho pelo trabalho realizado. “Decisões decidem destinos. Espero que esses jovens levem consigo tudo o que aprenderam aqui para a vida. Foi uma honra contribuir para essa jornada de transformação e crescimento pessoal de cada um deles”, destacou.
O próximo chefe de instrução será o sargento Wagner Bernardo do Carmo, que assumirá o comando em 2025. O capitão Aldo Melo de Lima, eterno chefe da instrução do TG 01/016, que esteve à frente do Tiro de Guerra entre 2016 e 2017 e também participou da cerimônia, destacou a importância do trabalho realizado pelo TG na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Premiações aos destaques
Para encerrar, aconteceram premiações aos destaques de instrução do ano: Praça Mais Distinta foi para o monitor Sandim; Melhor Atirador Combatente, atirador Porto; e melhor Aptidão Física, atirador Chaves.