Integrantes das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Educação e de Desenvolvimento Rural se reuniram na manhã desta quarta-feira (16), visando traçar o plano de Educação Ambiental para escolas rurais e socioambientais. O evento ocorreu no Parque Natural Municipal de Saudade, que também funciona como Centro de Educação Ambiental.

O plano de Educação Ambiental debatido na reunião conta principalmente com o Programa Guardião Ambiental, que consiste em apresentar e debater práticas sustentáveis e aplicá-las no cotidiano.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, o principal objetivo da iniciativa é trabalhar ações conjuntas com os diretores das escolas públicas, tendo como foco a ampliação acerca da consciência ambiental dos estudantes e, consequentemente, dos pais e comunidade. “Nós acreditamos que o aluno pode ser um agente transformador do seu entorno, multiplicando informações e e conhecimentos”, analisou.

Azevedo ainda destacou a importância da escolha das escolas das zonas rurais para a melhoria na cobertura do solo do município. “Acreditamos que esse projeto será fundamental para trazer benefícios sociais e ecológicos para a vida da nossa população e a biodiversidade. Nossa cidade conta com grande parte da cobertura do solo utilizada por pasto, e escassa cobertura de mata. Neste contexto, a Secretaria vem instituindo programas de reflorestamento e incentivando a participação ativa da população.”

O secretário de Educação, Marcus Vinícius Barros, lembrou que é direito das crianças e de todas as pessoas terem um meio ambiente ecologicamente equilibrado e sustentável. “Por isso, é importante que elas tenham esta conscientização desde cedo e possam transmitir o conhecimento adquirido para os colegas e também seus pais e familiares, o primeiro passo é sempre a educação.”

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, as discussões ambientais estão na pauta do dia a dia e o plano desenvolvido possibilita a formação de novos hábitos, valores e atitudes na relação entre o ser humano e o ambiente.

Outros projetos foram abordados durante o encontro, como o recolhimento de materiais recicláveis através de gincana entre as turmas. Em abril, o projeto piloto será implementado nas unidades escolares e as ações serão desenvolvidas ao longo de 2022.