Mulher de 45 anos deu entrada na UPA no dia 13 do último mês com indícios da doença

No último mês, uma mulher de 45 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Barra Mansa (UPA), com suspeita de sarampo. No local foram coletadas amostras de sangue e saliva para confirmar ou descartar a doença. O material foi enviado para o Rio de Janeiro e a senhora, após ser medicada, foi encaminhada para a Santa Casa do município. O resultado dos exames, divulgados pela Secretaria de Saúde, tornou negativo o registro. A unidade médica foi totalmente esterilizada e todas as pessoas que tiveram contato com a mulher foram imunizadas.

No dia em questão, o secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, esteve na UPA para acompanhar de perto o caso. “Nossa preocupação foi garantir que mais pessoas não corressem o risco de ser contagiadas pela doença, que é transmissível. Fechamos a unidade para a higienização e imunizamos todos que estavam no local. Felizmente o resultado do exame foi negativo. Estamos trabalhando para que o município não registre nenhum outro caso de suspeita”, citou o secretário, frisando que todas as unidades de saúde de Barra Mansa dispõem da vacina contra o sarampo.

O coordenador de epidemiologia da prefeitura, Eduardo Lacerda, disse que após o procedimento de coleta e o encaminhamento para a Santa Casa, dois dias após a internação, a mulher recebeu alta médica. “Após uma análise feita pela equipe médica do hospital, a suspeita da doença foi praticamente descartada, porém era necessária a confirmação oficial por meio do laudo ambulatorial fornecido pelo laboratório, que só confirmou o parecer médico do município”, completou Eduardo.