Reconhecendo os benefícios da modalidade, prefeitura oferta atividade em diversos bairros do município sem custo para os alunos

O pilates é uma prática esportiva que tem como método principal o controle muscular. A modalidade também é reconhecida como uma das técnicas para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral. Partindo desse princípio, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, está oferecendo aulas de pilates em cinco bairros do município, com a duração de uma hora de atividade. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento corporal, a melhora na qualidade de vida e, também, promover momentos de interação entre os participantes.

As aulas já estão acontecendo nos bairros Saudade, Bom Pastor, Santa Rosa, Santa Clara e Vila Ursulino. A previsão é que a atividade seja estendida ainda nos bairros Vista Alegre, Ano Bom e Saudade (Ponto Final).

Para uma das professoras do projeto, Aline Carvalho, o trabalho visa garantir melhor qualidade de vida. Segundo ela, o método do pilates usado envolve mobilidade, respiração, flexibilidade, equilíbrio e força. “A maioria das pessoas que frequentam as aulas sempre se queixam de alguma dor, seja ela no joelho, ombros, porém a grande maioria são dores na coluna principalmente na lombar. A melhora acontece, pois todos os nossos alunos conseguem identificar os benefícios, em um simples abaixar e conseguir amarrar um cadarço, e em dores que começam a ser menos frequente”, garantiu, afirmando que a média de atendimento por polo é de 20 alunos.

Os benefícios do pilates, segundo o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Cesar Franco Delgado, têm de influenciar no condicionamento físico e mental, que garante força, equilíbrio e a respiração durante exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Podendo ser praticado por pessoas que já possuem um bom condicionamento físico e também por aqueles que estão iniciando alguma atividade física. “O pilates possui uma grande diversidade de exercícios fazendo com que as aulas não sejam repetitivas. As aulas podem ser feitas em aparelhos desenvolvidos exclusivamente para o método ou exercícios de solo com utilização de bola e acessórios. Os principais benefícios da atividade são aumento de força muscular, flexibilidade, melhora da circulação sanguínea, redução de estresse, controle da respiração e correção da postura”, considerou o fisioterapeuta.

De acordo com uma das alunas, a professora aposentada Vanilda Cunha Baião, de 58 anos, moradora do bairro Vila Ursulino, a modalidade foi uma sugestão sua e a subsecretaria abraçou a ideia. “Eu sugeri que tivéssemos aula de pilates e a prefeitura apostou na ideia. Pouco tempo antes de começar as aulas eu tive uma lesão no menisco e com as atividades pude perceber uma melhora significativa na dor, além de sentir mais disposição para as atividades do dia-a-dia. Hoje só tenho a agradecer”, contou a aluna.

Além do pilates, a prefeitura oferece diversas outras atividades que visam à melhora no condicionamento físico. As categorias e formas de inscrição podem ser conferidas no site da Prefeitura Municipal de Barra Mansa ou através do telefone (24) 2106-349.