Para este ano, a meta é implantar 20 laboratórios de iniciação científica. Deste quantitativo, cinco já estão em pleno funcionamento
A Secretaria de Educação de Barra Mansa deu mais um importante passo para o ensino das ciências e tecnologias na rede pública de ensino. Trata-se da implantação de laboratórios de iniciação científica em 20 escolas, cinco deles já estão em pleno funcionamento.
O secretário responsável pela Pasta, Marcus Vinícius Pires de Barros, disse que a iniciativa faz um grande diferencial no dia a dia, já que posiciona os alunos frente à construção humana e coletiva dos conceitos e experiências científicas e tecnológicas. “Recentemente, um grupo de alunos teve a oportunidade de desenvolver experimentos acerca da qualidade da água, realizando testes para detectar o indicador do PH, traçando parâmetros mediantes outros resultados e valorizando o serviço ofertado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto da nossa cidade. Com isso, avançaram na construção de conhecimentos e na formação da consciência coletiva”, esclareceu.
Ele ainda acrescentou que o intuito é formar cidadãos mais zelosos com o município. “Pensando a escola pública pela perspectiva desses avanços na área do conhecimento é possível formar pessoas mais ativas e atuantes na sociedade”.
EM FUNCIONAMENTO – Até o momento, os laboratórios de iniciação científica em funcionamento estão localizados no CEI (Centro de Educação Integrada), no Centro; nos Colégios Antônio Rocha, no distrito de Antônio Rocha, e Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, no bairro Paraíso; na Escola Lions Club, no Santa Inês e no Ciep Municipalizado Ada Bogato, na Região Leste.
Segundo o assessor da Gerência de Educação Básica da Secretaria, Lucas Peres Guimarães, o ensino e compreensão das ciências sempre foram muito importantes, mas em tempos de pandemia da Covid-19 ganhou maior evidência. “Estamos aproveitando este momento para alcançar de maneira mais efetiva os nossos alunos do 1º ao 9º ano, do Ensino Fundamental com projetos de pesquisa adequados a cada faixa etária, instigando-os com desafios capazes de promover perguntas e respostas elaboradas por eles mesmos, com dados concretos e vivenciados no espaço das ciências”.
Por fim, Lucas destacou que os laboratórios são dotados de equipamentos de ponta, com professores especializados na área, com formação continuada promovida pela Secretaria de Educação e capazes de conduzir, mediar e orientar crianças e jovens nesse processo de aprendizagem.