Tendas foram montadas, nesta quinta-feira (29), para levar esclarecimentos e divulgar o trabalho de prevenção feito pela Secretaria de Saúde
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta quinta-feira (29), uma campanha de conscientização contra a sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante a manhã, foram montadas tendas e houve entrega de materiais informativos e kits contendo camisinhas masculinas e femininas e lubrificantes.
A supervisora do Programa IST Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, Tatiane Tavares, contou um pouco sobre como funcionou o evento e os assuntos abordados:
– Nós tivemos um aumento considerável de novos casos de sífilis no Brasil inteiro nesse ano de 2023, especialmente no caso das gestantes, o que influencia muito a gestação e o desenvolvimento do bebê. Por isso, nós estamos chamando a atenção para que os cidadãos que tenham suspeita procurem a nossa ajuda. O teste é gratuito, rápido e seguro, para poder tratar uma doença que tem cura. Vale ressaltar que a prevenção é o caminho mais rápido e ágil – destacou.
A moradora do bairro Boa Sorte, Ana Maria de 54 anos, contou que gosta de participar e adquirir conhecimentos nos eventos na praça, especialmente os da área da saúde. “Acho que esses eventos são sempre bem interativos e completos. Moro aqui há anos e já presenciei muitos. Mesmo que não sejam de assuntos diretamente ligados a mim, eu acho muito interessante adquirir conhecimento e tirar dúvidas. Os profissionais da área da saúde são atenciosos e receptivos”, comentou.
Os testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis podem ser feitos de segunda a sexta-feira nos postos de saúde do município. Para mais informações, o telefone da Secretaria Municipal de Saúde é o seguinte: (24) 3512-0677.

A infecção

A sífilis é uma enfermidade transmissível através do ato sexual sem proteção, sendo causada pela bactéria Treponema pallidum. Além disso, ela pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). A infecção pode se manifestar inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais.
Caso a doença não seja tratada, ela pode apresentar manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, e outras. A ferida é indolor, não coça e não arde, e alguns dos sintomas podem passar despercebidos, fazendo com que muitas pessoas demorem para ir atrás do diagnóstico. Após a comprovação do diagnóstico, o tratamento é feito através de ciclos de injeções.