Evento aconteceu no Parque de Saudade e tratou de temas como cuidado, acolhimento e saúde mental

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, através do Centro Pop, realizou, na manhã desta quarta-feira (27), uma palestra no Parque Natural Municipal de Saudade voltada para seus assistidos, com o objetivo de discutir temas relacionados à saúde mental, cuidado e acolhimento. O evento ocorreu em alusão à campanha Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio. A palestra foi conduzida pela psicóloga Miriana Xaxá.

De acordo com a profissional, realizar palestras como essa é importante para que os participantes se sintam bem e acolhidos para compartilhar seus medos e aflições, cuidando assim da sua saúde mental. “Eu quis falar com eles sobre cuidado e saúde mental, porque a população de rua tem um costume de não ter um autocuidado e olhar para si próprios com mais carinho, para que assim eles possam entender que a ocasião não foi só uma pessoa vinda de fora que está ensinando algo para eles, mas sim uma oportunidade para eles se abrirem e conhecerem a si mesmos e um ao outro”, explicou.

O coordenador do Centro Pop, Thiago Félix, falou sobre a necessidade de conversar sobre assuntos como esse com essas pessoas.
– A palestra vem com o mês da prevenção ao suicídio, da valorização da vida. É importante a gente ressaltar o quanto essas pessoas estão mais sujeitas a cometerem atos contra a própria vida, por estarem em uma situação de extrema vulnerabilidade. O uso de álcool e drogas também é fator facilitador. Por isso a importância da conversa, para que eles entendam sobre o assunto. Existem pessoas aqui que já tentaram suicídio e a nossa equipe técnica sempre está abordando o tópico. Além disso, tentamos fazer com que eles se olhem e principalmente respeitem o seu processo de vida– comentou Thiago.

O secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, frisou a preocupação do prefeito Rodrigo Drable com a população em situação de rua e falou sobre a importância do acolhimento. “Nós precisamos valorizar essas pessoas e mostrar para elas que também são importantes na nossa sociedade, tratando-os com carinho e bastante humanidade. Nosso prefeito está sempre preocupado com essa parte da população”, finalizou Fanuel.