Evento que acontecerá na capital carioca contará com a presença de 92 municípios do estado

A Prefeitura de Barra Mansa reuniu na manhã desta quarta-feira (11) os sete artesãos municipais selecionados para participar da 14ª Rio Artes Manuais, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O evento acontecerá entre os dias 18 e 22 deste mês, com a expectativa de um público que pode chegar a 40 mil pessoas. Ao todo, 92 municípios do estado participarão da iniciativa que visa expandir o trabalho dos profissionais, além de incentivar a economia criativa, com palestras e oficinas sobre a arte manual.

O evento é considerado a principal feira de capacitação em artesanato do país e esse ano traz o tema “Conexões”, com o objetivo de promover a conexão do artesanato ao digital através de negócios.

A gerente de Turismo de Barra Mansa, Bhella dos Santos, contou que o município possui cerca de 300 artesãos cadastrados nos mais diversos segmentos e que durante a feira terão a oportunidade de garantir um maior conhecimento e lucratividade. “Pelo terceiro ano consecutivo, o município participa deste evento que tem se tornado um divisor de águas na vida desses artesãos. O apoio e incentivo do prefeito Rodrigo Drable permitirá que os profissionais participem deste grande evento. A nossa expectativa é de expor os produtos confeccionados pelos nossos artistas e voltar com mais conhecimento e técnicas para aplicar nas peças produzidas na cidade”, expressou a gerente.

A aposentada Maria de Fátima Cabral tem o artesanato presente em sua vida desde a infância. Para ela, o que anteriormente era um hobbie, se tornou um meio de complementar sua renda mensal. “Participar de eventos como o Rio Artes Manuais garante a nós mais conhecimento e técnicas de confecção dos nossos produtos. O artesanato e o incentivo de sua pratica é um meio de fazer com que nós estejamos mais ativos e presentes na sociedade. A expectativa para a feira é sempre positiva, pois lá aprendemos com as oficinas e também faturamos com as vendas”, ressaltou a senhora.

Pela primeira vez o artesão Igor Polandrini participa da feira e ele falou sobre a expectativa. “Barra Mansa tem incentivado o artesanato na cidade. Há dez anos eu trabalho com a confecção de barcos e neste período que estou cadastrado na prefeitura e participando das feiras, notei que meu produto está muito mais valorizado e, consequentemente, a renda mensal tem tido um aumento”, concluiu Igor.