Treinamento foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros e técnicos do Instituto Vital Brazil

Na manhã desta quinta-feira, dia 31, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa e moradores participaram de uma capacitação sobre animais peçonhentos. O treinamento foi realizado na sede do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, no bairro Saudade, através de uma parceria entre a corporação e o Instituto Vital Brazil.
De acordo com o subcomandante do comando militar da área sul, o tenente-coronel Luciano Melo, a capacitação foi motivada pelo aumento significativo dos números de ocorrências registradas. “Verificamos uma crescente nas nossas estatísticas de atendimentos com relação aos animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas. Esse treinamento tem o intuito de qualificar os nossos bombeiros para prestar um melhor atendimento a nossa sociedade. Além disso, nós estamos capacitando os civis, principalmente os moradores de área rural e os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, para como proceder em casos de incidentes”, explicou o militar.
O técnico em animais peçonhentos do Instituto Vital Brazil, Benedito Ambrósio, falou da importância de capacitar a população sobre como agir em incidentes. “As pessoas precisam ter esse tipo de conhecimento para saber como proceder quando ocorre o aparecimento desses animais. Primeiro é preciso evitar chegar perto, quando estiver em área de mata se proteger e não colocar as mãos em buracos, pois geralmente estão em locais escuros, possuem hábitos noturnos e durante o dia procuram se esconder. Para os casos de contato com os animais, é preciso buscar ajuda especializada e atendimento no polo de saúde mais próximo, para administração do soro de tratamento”, esclareceu.
Segundo o coordenador da Brigada de incêndio Florestal, Denilson Sicupira, a crescente no aparecimento dos animais peçonhentos em áreas urbanas se deve ao aumento do número de queimadas. “Esse treinamento é de extrema importância, pois orienta os militares e a brigada de incêndio do município como realizar o resgate adequado. Esses animais cada vez mais têm se aproximado das residências, principalmente no período seco, que é quando ocorrem as queimadas e eles procuram abrigo em locais seguros. Diante disso, a população precisa se conscientizar sobre colocar fogo em área de mata”, disse Sicupira.