Após trabalho de conscientização, caminhão passou esta semana para recolhimento de lixo

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) iniciou nesta quarta-feira, 12, o serviço de coleta seletiva domiciliar no bairro Apóstolo Paulo. Nos dias anteriores, os agentes ambientais do Saae estiveram juntos aos moradores levando orientação e distribuindo folhetos sobre como separar o lixo antes que o caminhão realizasse a primeira coleta no bairro. Uma das principais orientações recebidas foi sobre como separar o lixo reciclável do não-reciclável.

De acordo com o responsável pelo Programa de Coleta Seletiva do Saae-BM, Sérgio Antônio da Silva, o serviço hoje alcança mais de 60 bairros, o que corresponde a aproximadamente 60% de cobertura na porta das casas.

Todo o material reciclável recolhido hoje em Barra Mansa é encaminhado para a COOPCAT, que é a Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa, onde é triado, processado e fardado, para então ser vendido. A cooperativa reúne aproximadamente 35 famílias que ganham uma fonte de renda a partir desse material. Muitas dessas pessoas antes precisavam trabalhar nos antigos lixões ou catavam lixo diretamente nas ruas.

Nesta quinta-feira, 13, o trabalho de orientação foi feito no bairro Estamparia.

Mais informações podem ser conferidas nos sites:

www.barramansa.rj.gov.br/saae/

www.instagram.com/coopcat_bm

 

LEGISLAÇÃO

Os municípios têm o dever de dar a destinação correta ao lixo, já que o descarte inadequado é proibido no Brasil desde 1954, pela Lei 2.312 de 3 de setembro, pelo Código Nacional da Saúde. Essa proibição foi reforçada em 1981 pela Política Nacional de Meio Ambiente, e recentemente, 2010, pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (que também determina que a população separe de forma adequada o lixo doméstico nos locais onde houver coleta seletiva).