Evento teve a finalidade de formar multiplicadores de informações sobre os benefícios da amamentação para as famílias e o meio ambiente

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (07), o Seminário Municipal da Semana do Aleitamento Materno. O evento foi realizado no Parque Natural de Saudade e reuniu profissionais da Atenção Básica de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a coordenadora do Paismca (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher), Williana Cardoso de Brito, o seminário teve a finalidade de orientar os profissionais acerca do estímulo ao aleitamento materno e formar multiplicadores de informações. Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, a Semana de Aleitamento estabeleceu como foco o envolvimento de toda a família no processo de amamentação. “Muitas mães deixam de amamentar em função dos cuidados necessários aos demais filhos. É preciso envolver o marido e demais membros da família, numa parceria que garanta a amamentação do bebê pelo menos até os seis meses de vida”, detalhou Williana.

Representando o prefeito Rodrigo Drable, que está em viagem à Brasília, a vice-prefeita, Fátima Lima, observou a atuação profissional das mulheres. “Especificamente, nos órgãos públicos – Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social – existe um desempenho massivo das mulheres. Acredito que o fato tenha origem no abraço e aconchego dispensado pelas mulheres ao amamentar. Comparo a importância deste seminário, a realização de uma grande obra, já que o aleitamento materno é um dos melhores investimentos para salvar vidas de mulheres e crianças, além de melhorar a saúde impacta decisivamente no desenvolvimento social e econômico dos cidadãos. As políticas públicas desenvolvidas pelo prefeito Rodrigo Drable têm agregado bem estar à vida dos cidadãos barra-mansenses. Essa integração entre as secretarias reflete sobre a melhoria na qualidade dos serviços prestados e tudo isso só é possível pelo empenho e dedicação de cada funcionário da prefeitura. Quando olhamos para trás percebemos o quanto avançamos, mas é fato que queremos e vamos trabalhar muito mais”, ressaltou a vice-prefeita.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, enfatizou que o aleitamento materno tem uma grande relação com a preservação da natureza, pois viabiliza a economia de recursos naturais, como água, gás e energia, além de reduzir a produção de resíduos, como latas de alumínio e caixas de leite longa vida. “O leite materno está pronto, na temperatura ideal para o bebê, e evita gastos para a família”.

O plantio de mudas para cada bebê nascido no município foi destacado pelo secretário. “Estamos concluindo esse projeto, que visa homenagear cada criança nascida em Barra Mansa e ainda favorecer a natureza com árvores plantadas em diversas localidades do município”.

Ainda durante o Seminário foram destacados os benefícios do aleitamento materno:

PARA A MÃE

– Involução uterina diminuindo o risco de hemorragia pós-parto e anemia,

– Proteção contra o câncer de mama e ovário,

– Efeito contraceptivo (inibe a ovulação por seis meses),

– Promoção do vínculo afetivo entre mãe e fillho;

– Redução da ansiedade,

– Economia e praticidade,

– O leite materno não estraga e não é preciso se preocupar com a falta de estoque.

PARA O BEBÊ

– Composição nutricional ideal;

– Proteção contra doenças, como infecção gastrointestinal, alergias, diabetes, desnutrição e osteoporose,

– Melhora o equilíbrio emocional,

– Fornece água na quantidade adequada para hidratação do bebê,

– Proteção contra problemas motor oral e suas consequências.

PARA A FAMÍLIA E O MUNICÍPIO

– Reduz a taxa de mortalidade,

– Maior espaçamento entre o nascimento dos filhos,

– Menor internação médica e menos gastos com medicamentos,

– Proteção ao meio ambiente.