Dividido por períodos, encontros foram a culminância das iniciativas implementadas com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e na formação do cidadão

A Secretaria de Educação de Barra Mansa prossegue nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, com a realização de seminário para tratar das ações desenvolvidas ao longo de 2019. Os encontros são uma oportunidade de interação e integração entre os professores da rede municipal de ensino. A pauta é fundamentada na BCCC (Base Nacional Comum Curricular).

Divididas em três dias, as reuniões estão abordando temas específicos por períodos – Educação Infantil, Ensino Fundamental I (anos iniciais) e Ensino Fundamental II (anos finais).  De acordo com o secretário de Educação, Fernando Vitorino, os seminários potencializam a interdisciplinaridade. “Nosso intuito é estimular os professores dos anos iniciais na continuidade de práticas inovadoras fundamentais no processo ensino-aprendizagem e na formação integral dos cidadãos. Também fomentamos os educadores dos anos finais na pedagogia de projetos de pesquisa. A medida favorece o ensino por meio das descobertas frutos de investigações orientadas, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos. Vale destacar que as experiências exitosas hoje compartilhadas servirão de estímulos para divulgação de tantas práticas desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2019”, destacou.

O encontro desta quinta-feira, 05, intitulado “Pedagogia de projetos: um convite a novas descobertas” foi aberto com o Coral de alunos do 7º ano da Escola Estadual Municipalizada Santo Antônio, orientado pelas professoras Graziela Leonardo Pires e Vanessa Alves Fonseca de Carvalho, seguido de Oficina de Línguas realizadapor alunos do Colégio Municipal Padre Anchieta. A Exposição dialogada foi focada no Projeto Júri Simulado, com alunos do 9ªº ano do Colégio Municipal Antônio Pereira Bruno, com orientações das professoras Vanessa Alves Fonseca de Carvalho e Sandra Regina Gonzaga Rangel. O encontro foi realizado no auditório da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Já nesta sexta-feira, 06, o seminário acontece no Centro Universitário de Barra Mansa e é voltado para educadores dos anos iniciais. A programação do encontro inclui a apresentação da música Fascinação por alunas do 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Jayme Oscar de Pinho Carvalho Júnior, com supervisão da professora Sônia Marta Francisco; exposição dialogada com a antropóloga e doutora em Ciências Humanas Ana Lúcia Guimarães, seguida de apresentação de alunos do 4º e 5º ano da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, com orientações da professora Patrícia Alves.

O seminário direcionado à Educação Infantil ocorreu na última-quarta-feira, 04, com o tema “Caminhos Possíveis para uma Educação Inovadora”.