Evento busca destacar a importância do autocuidado para os profissionais da área

Para marcar as atividades da Semana da Enfermagem, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou nesta quarta-feira, 19, uma confraternização e a palestra “Autocuidado: cuidando de você para cuidar dos outros”, no Centro de Educação Integrada (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro. Durante a manhã o evento foi voltado para os enfermeiros representando todos os programas de saúde do município. Já à tarde foi a vez dos técnicos de enfermagem.

Após o café-da-manhã servido aos presentes, a coordenadora da Atenção Básica de Barra Mansa, Juliana Russi, introduziu a palestra. Ela destacou que um dos principais objetivos do evento é estimular o acolhimento e valorizar a importância da categoria, sobretudo após os intensos trabalhos desempenhados na pandemia do Covid-19. “Dia 12 de maio foi o Dia Internacional da Enfermagem e essa é a primeira vez que nós estamos nos reunindo dessa forma após a pandemia. A Secretaria de Saúde de Barra Mansa está empenhada em oferecer para a rede diversas capacitações nesse sentido”, contou.

A palestra foi conduzida pela psicóloga Fernanda Carvalho, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Atenção Básica (NASF – AB). Ela enfatizou:

“Precisamos falar sobre o autocuidado. O enfermeiro cuida dos outros mas muitas vezes se esquece de cuidar dele mesmo. Vivemos em uma sociedade de muita pressão e é necessário refletir sobre o que a gente precisa para estar bem consigo mesmo. Durante a pandemia havia muito incerteza quanto ao futuro e os profissionais da saúde  tiveram que ver de lidar de perto com toda a movimentação. Por isso é importante que eles se sintam acolhidos e cuidados neste momento”.

Uma das espectadoras da palestra foi a enfermeira Renata Maria da Silva, que trabalha no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Mangueira. Ela contou que o evento foi importante para a categoria e a a fez parar para refletir.

“Hoje o dia foi muito importante para para todos nós enfermeiros. Um momento de aproveitamento e distração. Nós passamos por tantos desafios com a quarentena, no nosso dia-a-dia, com as atividades e cobranças dentro das unidade. Tirar um momento para conversar com os colegas, trocar ideias, informações… isso é muito importante. E poder perceber que para a empresa somos peças importantes e que isso é percebido, notado. É muito bom”, disse a profissional.