Objetivo da iniciativa é a melhoria sistemática e constante dos serviços prestados pela administração municipal aos cidadãos

 

Numa iniciativa de vanguarda, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio das Secretarias de Finanças e de Desenvolvimento Econômico, promoveu nesta quarta-feira (19), a segunda etapa do treinamento “O atendimento como fator de qualidade no serviço público”. A capacitação ocorreu no auditório da CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas) e teve como foco os servidores concursados, em cargos comissionados, estagiários e contratados da administração municipal direta e indireta.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Finanças, Leonardo Ramos. Ele relatou que a Prefeitura, em parceria com a Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e a CDL, buscaram o apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para a realização da capacitação. “Nosso intuito é melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão. Entendemos que a cidade pertence a todos, daí a importância de mudar os conceitos sobre o cotidiano dos serviços públicos e levando atendimento de excelência a quem dele precisar”.

Leonardo destacou que ainda neste primeiro semestre pretende buscar novos apoios e investimentos de entidades que têm vontade de transformar Barra Mansa sob os aspectos de ser referência na prestação de serviços, como também no desenvolvimento socioeconômico. “Um dos resultados alcançados com a melhoria do atendimento ao cidadão, seja ele Pessoa Física ou Jurídica, é a satisfação e, consequentemente, a atração de novos negócios e o aumento da arrecadação. Toda vez que o cidadão se sente acolhido, ele fica mais propenso a investir e a arcar com suas responsabilidades fiscais”.

Na gestão do setor de Desenvolvimento Econômico há pouco mais de dois meses, Bruno Paciello, ressaltou que quando as pessoas trabalham de maneira harmônica e mais satisfeitas há uma expressiva evolução dos resultados. “A satisfação do servidor público acaba alcançando os cidadãos. É isso que gera o serviço de excelência. Aproveito a oportunidade para expressar meus agradecimentos ao presidente da Aciap-BM, Matheus Gattás e ao presidente da CDL-BM, Leonardo dos Santos, pelo apoio financeiro e logístico para a realização do evento”.

CAPACITAÇÃO – A proposta da realização da capacitação surgiu ainda quando Bruno Paciello estava na presidência da Aciap-BM. A ideia foi desenvolvida e concretizada pela Prefeitura.

Segundo a analista do Sebrae, Jéssica Maia, o treinamento tem prosseguimento nesta quinta-feira (20) e visa à criação de uma sinergia e conexão entre servidores e contribuintes com foco na solução de problemas.  Sobre as orientações da consultora Selma Marra, a capacitação tem como foco temas como técnicas de atendimento ao cliente, a importância de um ambiente harmônico, além, da sistemática e constante melhorias dos serviços prestados pelo município.