Sérgio Gomes afirmou que a prefeitura fez seu dever de casa e Barra Mansa está preparada para atuar nesta pandemia

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, se reuniu na tarde desta terça-feira (19), com vereadores do município. Na pauta do encontro, a ações realizadas pela prefeitura para o combate a Covid-19 e os recursos utilizados até o momento. O encontro foi solicitado pela Comissão de Saúde do Legislativo.

Sergio Gomes esclareceu que R$1,8 milhão foi empenhado para a estruturação do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19 (antiga UPA da Região Leste) e que os Equipamentos de Proteção Individual foram comprados com recurso do ano passado. Ele também se dispor, neste momento de pandemia, a prestar contas semanalmente aos vereadores, caso haja necessidade.

Respondendo sobre o número de respiradores mecânicos disponíveis na rede municipal de saúde, Sérgio Gomes enumerou que a Santa Casa possui sete respiradores na área da  Covid-19 e  quatro na Sala Vermelha. O Centro de Triagem, quatro e a UPA Centro, dois. Ele disse ainda que o município adquiriu dois mil testes rápidos e o Estado enviou mais 1,4 mil para utilização em pacientes sintomáticos e assintomáticos que tiveram contato com pessoas infectadas. Também criamos equipes para acompanhar os pacientes e familiares próximos que testam positivo para a doença, como forma de evitar a propagação do vírus. O monitoramento acontece em média três vezes por semana. Investimos no sistema de teleatendimento psicológico, modalidade de atendimento emergencial, aberto a pessoas com problemas causados pela pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. Se necessário, o serviço pode ser  realizado presencialmente.

Perguntado sobre a não abertura da UPA da Região Leste em 2019, mesmo tendo sido enviado o valor de R$1,2 milhão/ano para o município, Sérgio Gomes esclareceu que o valor não cobria os gastos da UPA.

-Seria  irresponsabilidade manter aberta uma unidade com R$175 mil por mês, sem o custeio do Estado e nas condições que estava a saúde de Barra Mansa. A Upa da Região Leste só foi reaberta agora porque veio o custeio para isso, caso contrário não seria aberta. O valor recebido ano passado foi utilizado na UPA do Centro – informou Sérgio Gomes.

Outro esclarecimento feito pelo secretário diz respeito ao envio de pacientes de Barra Mansa para serem tratados em Volta Redonda. “Nossos pacientes recebem tratamento médico no município e hoje, não existe a necessidade de um hospital campanha em Barra Mansa”.

Ainda durante a reunião, foi sugerido ao secretário a averiguação das condições do Hospital Regional, que tem recebido pacientes de diversos municípios.

Sérgio Gomes finalizou a reunião afirmando que o dever de casa foi feito e Barra Mansa está preparada para atuar nesta pandemia.