Ações impactam positivamente a população e o crescimento sustentável do município
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa tem realizado ações que impactam positivamente a população e o meio ambiente. O secretário da pasta, Vinicius Azevedo, que completa quatro anos no cargo nesta sexta-feira, dia 1º, fez um balanço dos trabalhos realizados neste período.
Atualmente o município conta com nove unidades de conservação e caminha para a criação da décima. Além disso, foi desenvolvido o projeto de reflorestamento ‘Barra Mansa Mais Verde’, que já doou e fez o plantio de mais de 20 mil mudas do bioma Mata Atlântica. “Intensificamos as doações e o plantio com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, incentivando a criação de áreas verdes com atitudes que contribuem para a sustentabilidade da cidade”, argumentou Vinicius.
O secretário ainda lembra que Barra Mansa é a única cidade do estado que tem convênio de análise de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de obra hidráulica e participa do Programa de Regularização Fundiária. “Contamos com dois convênios distintos, um analisa CAR, que aproxima o Meio Ambiente da Zona Rural do município e ajuda a pautar políticas publica fora da Zona Urbana. O outro é o das autorizações de obra hidráulica que somente o Rio de Janeiro possui”, revelou, acrescentando que esse convênio possibilita que o município resolva muitas questões referentes a recursos hídricos, sendo que em outros municípios isso depende do Inea e leva mais tempo para ser executado.
Vinicius Azevedo frisou que todos os resultados obtidos neste período foram frutos de um trabalho em equipe. “Agradeço o prefeito Rodrigo Drable e minha equipe pela confiança. Ao longo desse período tivemos um duplo papel: o de tocar as ações de governo nas áreas ambientais já existentes e o de ser agente mobilizador em busca de novas conquistas”.
Outra participação importante da secretaria neste período é no programa Reurb que é a regularização fundiária na área ribeirinha, que visa acabar com os problemas de inundações provocadas pelo Rio Barra Mansa; e no Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), que tem como objetivo debater a atual condição do meio ambiente e buscar soluções e iniciativas em direção a sustentabilidade.
Além desses feitos, o secretário ressaltou que neste período de quatro anos à frente da pasta renovou a frota de veículos. “Esta ação auxiliou muito no patrulhamento da Guarda Municipal Ambiental. Vale lembrar que também contamos com uma brigada de combate a incêndio florestal ativa e operante. Estou muito feliz com os resultados alcançados até aqui e iremos trabalhar arduamente para que possamos continuar evoluindo em prol do crescimento sustentável do município”, concluiu Vinicius.