Encontro teve a finalidade de alinhar ações para a captação de recursos voltados ao tratamento de esgoto de Barra Mansa

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, e o diretor executivo do Saae-BM, Adilson Rezende, participaram na manhã deste dia 22, de reunião com o diretor presidente da  Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), André Luís de Paula Marques, e a diretora executiva do órgão, Fernanda Valadão Scudino. O encontro ocorreu em Resende e teve o intuito de alinhar as ações para o tratamento do sistema de esgotamento sanitário do município, tendo em vista o edital do Protratar IV, lançado pelo CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).

A reunião foi mais um passo para buscar a liberação de parte da verba do Protratar, no valor total de R$40 milhões. O montante é destinado ao tratamento de esgoto dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, situados nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

No encontro, Vinícius Azevedo e Adilson Rezende reafirmaram sobre a intenção da administração municipal de traçar estratégias para garantir investimentos para a ETE Ano Bom. “Esta estação tem potencial para tratar até 20% de esgoto do município. Queremos ainda buscar meios e incentivos para realizar o tratamento de esgoto de toda bacia do córrego Cotiara, abrangendo, consequentemente, o bairro Vila Independência”, disseram.

O edital do Ceivap prevê a liberação de valores que podem variar de R$1milhão até R$10milhões. A proposta exige uma contrapartida da Prefeitura da ordem de 40% sobre o valor do investimento a ser realizado.