No encontro, foram anunciadas algumas propostas, como a implantação de uma nova UBS da Família no Centro da cidade e de um Centro de Imagem e Diagnóstico no Hospital da Mulher

 

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou nesta segunda-feira, 07, reunião de planejamento estratégico visando promover maior integração entre os setores que compõem o órgão, buscando assim maior eficiência e transparência nos serviços realizados junto à população. O encontro ocorreu no auditório do Parque Natural Municipal de Saudade, onde foram abordadas metas, ações e estruturação física, de equipamento e humana previstas para este ano de 2022.

Entre as propostas planejadas estão a implantação de uma nova Unidade Básica de Saúde da Família no Centro, a realização de capacitação profissional a cada dois meses com profissionais de entidades e fundações renomadas, entre eles a Fiocruz, a instalação de um Centro de Imagens e Diagnóstico no Hospital da Mulher, no Ano Bom e a melhoria no sistema de  gestão, informatização e integração entre as 43 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O encontro foi conduzido pelo secretário de Saúde, Sérgio Gomes, que na oportunidade, fez um diagnóstico sucinto dos problemas existentes no dia a dia e as soluções possíveis de serem concretizadas. “É fato que temos uma equipe reduzida frente ao volume de trabalho existente na Secretaria. No entanto, contamos com profissionais, em sua maioria, empenhados e dedicados. Isto faz toda a diferença quando o objetivo é melhorar a saúde pública sem onerar o orçamento”, destacou.

Ainda durante a reunião foi avaliada a necessidade de traçar um panorama sobre as demandas existentes, principalmente aquelas referentes às cirurgias eletivas e outros procedimentos cirúrgicos de hérnia, vesícula e catarata, realizadas através de convênio entre o município e a Santa Casa. O aprimoramento contínuo dos protocolos já existentes e a fiscalização sobre sua execução, a sistematização e celeridade nos processos de aquisição de equipamentos e insumos também estão entre as prioridades da Secretaria de Saúde.