Ação aconteceu no Lar Maurício, no bairro Bom Pastor, para pessoas da faixa etária dos 25 aos 64 anos

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde e do PSF Saudade, realizou na manhã desta quinta-feira (24), exames preventivos e testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C, no Lar Maurício, no bairro Bom Pastor, para pessoas dos 25 aos 64 anos. O objetivo da ação foi incentivar a população a comparecer nos postinhos de saúde para exames de rotina e diagnosticar as doenças, podendo tratá-las corretamente. Também foi realizada uma palestra para os presentes, de conscientização.

A enfermeira Ana Cláudia Lima, que estava realizando os exames, falou sobre a necessidade de realizar ações como esta. “Como a procura por esse tipo de exame é baixa, nós precisávamos trazer a população até nós. Então pensamos nessa ação para eles poderem estar mais presentes na unidade, aumentando a procura, e colhendo os exames que são de extrema importância para nós e para a saúde deles. Quanto mais cedo à doença for detectada, mais cedo o tratamento correto poderá ser realizado, evitando algo mais grave como um câncer de colo de útero”, revelou.

A assistente social Cynthia Mara Monteiro frisou que este trabalho é fundamental para a comunidade. “Já que a população não vai ao postinho com frequência, nós trouxemos o postinho até a comunidade para realizar esses exames que precisam ser feitos para prevenção e tratamento correto”, finalizou.