17-03-2022

Iniciativa acontece em todas as unidades de ensino, públicas e privadas, e tem como foco crianças com idade entre cinco e 11 anos

Alunos do Colégio Clécio Penedo, localizado no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa, receberam na tarde desta quinta-feira (17) a vacina contra a Covid-19. A medida faz parte da busca ativa nas escolas, públicas e privadas, que começou no último dia 15 e será realizada em todas as unidades de ensino.

Moises Vitor Caetano, 11 anos, aluno do sexto ano, morador do bairro Piteiras, disse da sua satisfação em receber a imunização. “Agora estou me sentindo seguro e feliz, mas durante o ano passado, quando pessoas da minha família tiveram a doença, tive muito medo”.

Nelli Martins Pereira, moradora do bairro Boa Sorte e mãe de uma aluna da instituição, relatou com gratidão o momento. “A vacinação traz segurança e tranquilidade para nós, pais. Tenho mais uma filha, de 18 anos, e o fato de apenas a menor não ter recebido a dose do imunizante me preocupava muito. Rezei muito para que isso acontecesse”.

A vacinação nas escolas visa ampliar a quantidade de crianças com idade entre cinco e 11 anos imunizadas contra a Covid-19. Equipes da Secretaria de Saúde estão realizando reuniões de pais nas instituições de ensino explicando a importância da imunização para conter a doença. Durante o encontro, os pais recebem um pedido de autorização e caso estejam de acordo, preenchem o documento para que o imunobiológico seja aplicado em seus filhos. Também são orientados sobre a segunda dose, que é agendada no cartão de vacinação da criança e aplicada na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

De acordo com a diretora do Colégio Clécio Penedo, Cristina de Oliveira Moysés, do universo de aproximadamente 700 alunos matriculados e frequentando as aulas, apenas uma mãe se manifestou contrária à vacinação.

Até o momento, o painel da vacinação municipal indica que foram aplicadas 11.477 doses pediátricas, sendo 8.961 D1 (primeira dose) e 2.516 D2 (segunda dose).