Evento reuniu médicos e enfermeiros da Rede

Nesta quinta-feira, 24 de março, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa retomou o Plano de Educação Permanente direcionado à capacitação de médicos e enfermeiros que atuam na rede, como a UPA, Unidades Básicas de Saúde, Saúde da Família, Santa Casa e Saúde Mental. No primeiro encontro, realizado no Parque Natural Municipal de Saudade, o pneumologista do Programa de Tuberculose do município, Pedro Fagundes, abordou sobre a doença, que segundo estimativa do Ministério da Saúde, a cada ano tem registrado no Brasil, aproximadamente 70 mil casos.

No encontro, Pedro Fagundes ressaltou que a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycolbacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. “A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico”.

O especialista disse ainda que a forma pulmonar é a mais freqüente e a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença, que ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.

Além dos fatores relacionados ao sistema imunológico de cada pessoa e à exposição ao bacilo, o adoecimento por tuberculose, muitas vezes, está ligado às condições precárias de vida. Assim, alguns grupos populacionais podem apresentar situações de maior vulnerabilidade, como indígenas, pacientes privado de liberdade, pessoas que vivem com HIV e pessoas em situação de rua.

Segundo a enfermeira responsável pelo Plano de Educação Permanente, Juliana dos Santos Russi, apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um problema de saúde pública. “Para se ter ideia, em 2021º município registrou 74 casos da doença. Este ano, de janeiro até os dias atuais, a Secretaria já soma 21 pessoas em tratamento. É preciso estar atento aos sintomas e buscar atendimento médico ao suspeitar do contágio”.

Sobre o PEP (Plano de Educação Permanente), Juliana informou que a capacitação acontecerá sistematicamente a cada 15 dias, com temas de relevância.

SINTOMAS DA DOENÇA 

●Tosse por três semanas ou mais (tosse pode ser seca ou com catarro).
● Febre vespertina
● Sudorese noturna
● Emagrecimento

DIAGNÓSTICO

  • Raio x do tórax
  • Teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) ou baciloscopia
  • Cultura
  • Avaliação Médica
  • Teste de Sensibilidade aos fármacos

TRATAMENTO

A duração do tratamento é de no mínimo seis meses, gratuito, realizado pelo Sistema Único de Saúde e feito à base de comprimidos.

No município, o atendimento é realizado através do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, que funciona na UBS Centro, na Rua Pinto Ribeiro, 65, Centro, de 8 às 16 horas.Os encaminhamentos para o atendimento também podem ser realizados por meio das Unidades de Saúde dos bairros.