Nesta quarta-feira, 24, a pasta realizou uma capacitação para os profissionais do município para tratar sobre a doença

 

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando uma série de medidas em homenagem à Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, que vai se estender até a próxima sexta-feira, dia 24, no Dia Mundial de Combate à doença. Na manhã desta quarta-feira (22), a Pasta realizou uma capacitação para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das redes privada e pública do município para tratar sobre o tema. Equipes da Atenção Primária, dos Hospitais, do Pronto-Atendimento, do Consultório na Rua e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estiveram presentes na ação.
Durante a palestra, foram apresentadas formas de diagnóstico, tratamento, atualização de manejo clínico, entre outros pontos importantes. A coordenadora do Programa contra a Tuberculose, Hellen Martins Diniz, dissertou sobre a falta de divulgação da doença e a importância da capacitação para os profissionais presentes. “Apesar de ser uma doença antiga, a tuberculose causa muitas mortes e ainda não tem a devida atenção nas mídias. A palestra serve também para mudar o olhar do profissional de saúde sobre a enfermidade e ajudar as pessoas a captar os sintomas desde o início, prevenindo a piora da saúde. Seguimos nossos trabalhos de mobilização para os moradores e oferecendo todo o amparo possível”, destacou Hellen.
A gerente de Vigilância em Saúde, Juliana de Souza Machado Ferreira, também abordou sobre o que foi apresentado na capacitação e destacou os perigos de não realizar o diagnóstico precoce. “Abordamos desde o início sobre o acompanhamento e acolhimento para os pacientes diagnosticados com Tuberculose. A pessoa que apresentar tosse em um intervalo de três semanas ou mais, febre, sudorese e emagrecimento de forma muito rápida, deve imediatamente procurar as nossas unidades de saúde para iniciar o tratamento, que é feito no período de seis meses e com os remédios gratuitos indicados”, acrescentou Juliana.
Na próxima sexta-feira, dia 24, a Secretaria irá instalar uma tenda na Praça da Igreja Matriz, no Centro, e realizará diversas ações como aferimento de pressão, conscientização sobre a tuberculose, formas de diagnóstico e tratamento, entre outras medidas.

TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

Sintomas
• Tosse por 3 semanas ou mais;
• Febre vespertina;
• Sudorese noturna;
• Emagrecimento.

Tratamento
O tratamento é feito da forma indicada pelo médico, com esquema preconizado pelo Ministério da Saúde com quatro medicamentos (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol), por um período de 6 meses. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito.