Tenda montada no Corredor Cultural ofereceu café da manhã, atendimento clínico e distribuição de kit de higiene oral

No dia 19 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Com objetivo de garantir acesso aos serviços públicos, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma tenda no Corredor Cultural nesta sexta-feira (18). No espaço foi oferecido café da manhã, distribuição de kit de higiene oral e realizado atendimento clínico. A ação, que é uma iniciativa do Consultório na Rua, contou com a participação da equipe do Programa de Tuberculose.

O coordenador do Consultório na Rua, André Lacerda, falou sobre a importância da data e também do trabalho realizado pela equipe. “Trabalhamos diariamente oferecendo os serviços de saúde para a população em situação de rua. Contamos com enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo e educador social. Além do atendimento próprio, também realizamos marcação de consultas, exames e quando precisa acompanhamos o paciente até uma unidade de saúde”, explicou André.

Para unir força à ação, a equipe do Programa de Tuberculose esteve presente na tenda, representada pela supervisora Hellen Martins. “Buscamos estar presentes em todas as ações que envolvem a população em situação de rua, pois é um público que faz parte do grupo de risco. Precisamos falar sobre a tuberculose e acima de tudo precisamos estar atentos aos sinais. Qualquer pessoa que sentir os sintomas pode procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame”, esclareceu Hellen.