O intuito é ampliar o número de atendimentos e agilizar o encaminhamento de pacientes à linha de cuidados.

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na tarde desta segunda-feira (27), um projeto piloto direcionado ao diagnóstico de doenças oftalmológicas que podem levar à cegueira. Cerca de 20 pacientes passaram pela avaliação na Clínica da Família da Vista Alegre e serão encaminhados para a linha de cuidado específica, que pode acontecer no Hospital dos Olhos de Barra Manda ou no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

O secretário da Pasta, Dr. Sérgio Gomes, explicou que o projeto integra um planejamento de 2020, e que foi interrompido, na época, devido à pandemia da Covid-19. “Agora, a Secretaria retoma as ações, que são bastante eficientes. Nós esperamos que o diagnóstico precoce melhore a qualidade de vida da população e também reduza expressivamente a fila de cirurgias e tratamentos oftalmológicos no município”.

O médico oftalmologista da Prefeitura, Dr. Álvaro Salles, acompanhou os procedimentos realizados por uma equipe técnica especializada em telediagnóstico ocular. “A partir desta iniciativa, nossa meta é dar celeridade às triagens e avaliações a fim de evitar que pacientes tenham a sua capacidade visual comprometida. A projeção é realizar pelo menos 50 consultas por semana e alcançar pessoas com risco de perda visual com as portadoras de glaucoma, degeneração macular, catarata e retinopatia diabética em todas as 49 unidades de saúde do município”, explicou.

A seleção dos pacientes, segundo explicou Álvaro Salles, é feita pela própria unidade de saúde, conforme histórico clínico do paciente. “Começamos o projeto pela Clínica da Família em função da facilidade estrutural existente no local. É importante lembrar que alguns fatores elevam a chance de desenvolvimento de cegueira, como as alterações secundárias à diabetes e hipertensão”.

Entre as principais causas da cegueira estão:

–  GLAUCOMA

A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, provocando danos no nervo óptico. Alguns casos são assintomáticos, o que eleva o risco do (a) paciente obter um diagnóstico somente por meio de exames oftalmológicos. A descoberta tardia da doença pode ocasionar a perda gradual ou total da visão.

– DEGENERAÇÃO MACULAR

Essa doença compromete a mácula (pequena região no centro da retina que permite que uma pessoa possa ver detalhes), o que pode levar à perda progressiva da visão.

–  CATARATA

Trata-se da transparência do cristalino, lente localizada atrás da íris. A doença está associada a quase 48% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

– RETINOPATIA DIABÉTICA

Ocasionada pela alta concentração de açúcares no sangue, levando a alterações dos vasos sanguíneos da retina, o que pode causar cegueira irreversível. Ou seja, é fundamental que diabéticos (as) realizem consultas frequentes com oftalmologista, além de acompanhamento médico para o controle e o tratamento adequado do diabetes.