Imunizante, que era apenas destinado a crianças e gestantes, agora contempla profissionais de educação e saúde que atendem crianças até quatro anos
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está alertando a população sobre a importância da vacina dTpa – tríplice bacteriana acelular tipo adulto, disponível na rede pública, que se encontra com baixa procura atualmente e, por isso, teve os grupos ampliados, contemplando agora os profissionais de educação e os de saúde que atendem crianças de até 04 anos de idade.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Imunização, Hellen Martins, a vacina dTpa combate doenças como difteria, coqueluche e tétano, o que ajuda a diminuir também os casos de tétano acidental.
– A vacina faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação do PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, desde 2014, onde era destinada apenas para crianças e gestantes. Com a questão do aumento de casos no país, houve essa ampliação por parte do Ministério da Saúde, para atender também profissionais que lidam diretamente com as crianças e gestantes – explicou.
A vacina é indicada para gestantes a partir da 20° semana de gestação e puérperas até 45 dias no pós-parto e profissionais da saúde. Para se imunizar é necessário apresentar o cartão de vacina, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de vínculo.