Ação tem como objetivo garantir que os produtos oferecidos sejam comercializados por pessoas residentes de Barra Mansa e que possuam o alvará para a prática

Com o objetivo de dar continuidade na inspeção dos ambulantes legalizados atuando nas ruas de Barra Mansa, a Secretaria de Ordem Pública, através do setor de Fiscalização de Postura e da Guarda Municipal, realizou mais uma ação nesta sexta-feira, dia 07. A iniciativa visa garantir o controle e regularização dos comerciantes.

Durante a semana, as equipes estiveram nas ruas, alertando os comerciantes sobre o período para a regularização das atividades de vendedores ambulantes no município, através do Programa Ambulante Legal, encerrada nesta sexta.

Segundo o secretário de Ordem Pública, William Pereira, esta iniciativa não visa coibir a pratica dos ambulantes, mas sim, garantir que o município tenha um controle dos praticantes. “É importante deixar claro que, através dessas ações, conseguimos o levantamento das pessoas que residem em outros municípios e atuam em Barra Mansa. Além de estarmos vivendo um período de pandemia, a prática ilegal tira a possibilidade de quem é pertencente ao município de garantir sua renda, através da venda ambulante”, esclareceu o secretário.

Os munícipes que perderam o prazo de cadastramento nesta semana, poderão legalizar a situação nos próximos dias, explicou William. “Aquele ambulante que quer trabalhar munido dos seus direitos, deverá nos procurar na Secretaria de Ordem Pública, no setor de Fiscalização de Posturas, para validar a adequação da prática. Nosso objetivo é trabalhar com segurança”, completou.

A iniciativa ainda contou com a participação da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap). “Parabenizo esta ação da Ordem Pública junto com as entidades, principalmente por se tratar de uma iniciativa que visa o combate da Covid-19. Nós sabemos queà muitos desses ambulantes são de outras cidades e causam um grande risco a saúde do nosso município”, destacou o presidente da CDL, Leonardo dos Santos.

O presidente da Aciap, Bruno Paciello, reiterou a necessidade deste tipo de iniciativa. “Essa é uma ação muito importante, em um momento tão sensível em que estamos vivendo. Diante disto, percebemos que a Secretaria de Ordem Pública coordenou de forma eficaz, juntos com as entidades municipais. A finalidade foi de cuidar da saúde e organizar o centro da cidade e, com isso, garantir a manutenção dos empregos”, completou.

Uma vendedora ambulante de doces, que preferiu não se identificar, elogiou a ação da prefeitura. “É sempre bom trabalhar certinho, dentro da lei. Hoje, por descuido, esqueci meu alvará em casa. Quando fui abordada, expliquei e eles me orientaram a tirar a segunda via na prefeitura, assim o fiz. Estou liberada para trabalhar”, disse a senhora.