Iniciativa já foi realizada no fim de semana; resultado incentivou a ampliação da medida visando facilitar as compras para o Natal

Entre os dias 18 e 24 de dezembro, a margem direita da Avenida Joaquim Leite, será liberada para o estacionamento gratuito de veículos. A iniciativa já foi realizada neste último fim de semana e os resultados positivos levaram a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública, a disponibilizar as vagas até a véspera do Natal.

A medida, de acordo com o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, visa estimular a economia do município. “Nossa meta é facilitar a vida dos consumidores barra-mansenses e de outras cidades da região, que fazem suas compras no maior centro comercial do Sul Fluminense. Também estamos atendendo as solicitações das entidades comerciais: Aciap, CDL e o Sicomércio”, disse.

A oferta de vagas começa na altura do banco Itaú, próximo ao Shopping Figorelle, e se estende até as proximidades da Praça da Matriz.

O presidente da CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), Xisto Vieira Neto, disse que neste período a cidade fica muito movimentada. “Qualquer medida que favoreça a criação de novas vagas é sempre bem vinda, pois fomenta o comércio do município. Estamos ansiosos pelo retorno do estacionamento rotativo, considerado uma grande ferramenta para o acesso justo ao uso das vagas”, pontuou.

Já o presidente da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), Bruno Paciello, reforçou que a oferta de vagas nesta época do ano é extremamente necessária. “A ACIAP defende que a implementação do estacionamento rotativo é a solução mais adequada para o problema de vagas na região central de Barra Mansa. Enquanto esse modelo não é implementado, vemos com bons olhos a ação da Prefeitura de liberar áreas na Avenida Joaquim Leite”.

Quem também aprovou a medida foi o presidente do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa e Rio Claro), Hugo Tavares. “Apoiamos a medida. Neste período a cidade recebe consumidores, acompanhado de suas famílias, para as compras de fim de ano. Existem ainda aqueles cidadãos que vêm visitar os parentes. É natural o aumento no fluxo de veículos. Daí a importância da disponibilidade das vagas e, simultaneamente a atuação da Guarda Municipal na orientação aos motoristas e organização do trânsito”, concluiu.