Expectativa é de que ao longo do ano sejam realizadas novas atividades envolvendo alunos dos diferentes ciclos de ensino
Universitários do curso de Biologia do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) terão a oportunidade de participar no sábado, dia 14, às 8 horas, de aula prática sobre transplante e realocação de mudas. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e acontece no Horto Florestal Municipal, situado na Água Comprida, em Vila Nova.
Esta é a primeira edição da aula prática, mas a expectativa do secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, é realizar no decorrer do ano, outras atividades direcionadas aos universitários e alunos do município. “Nossa intenção é compartilhar experiências e contribuir no aprendizado desses jovens que logo estarão chegando ao mercado de trabalho. O momento também será oportuno a novos conhecimentos e a interação, para nós, da Secretaria”, disse.
Já no domingo, às 9 horas, a Secretaria, atendendo a solicitação da comunidade do Santa Lúcia, realizará o plantio de aproximadamente 60 mudas. São espécies nativas da Mata Atlântica, como paineira, amora, goiaba, sombreiro e ipê amarelo.
De acordo com o gerente de unidade de conservação e recursos hídricos, Douglas Muniz de Souza, o plantio tem a finalidade de promover o embelezamento visual da entrada do bairro, favorecer a purificação do ar e contribuir para amenizar o calor durante a temporada de verão. “Esse plantio foi realizado há cerca de três meses, porém a ação de vândalos arrancou 90% das mudas. Vamos replantar as mudas e orientar aos moradores para que nos ajudem a fiscalizar esse trabalho”, detalhou.
O PLANTIO DE ÁRVORES E OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE
O plantio de árvores é uma das alternativas mais simples, benéfica e viável economicamente para reverter os danos à natureza, em sua maioria, causado pela ação do ser humano. Uma árvore no intervalo de 12 meses absorve em média 12 kg de CO2 (gás carbônico) e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas, durante 12 meses. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas refrescam a atmosfera.
Quando se trata de combater a desertificação, as árvores estabilizam o solo e evitam que o vento leve embora a camada superior com nutrientes.
As regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% das águas da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram. Além disso, as raízes reforçam os solos e as folhas dispersam o fluxo da água.
O plantio de árvores também ajuda a garantir a descontaminação da atmosfera, nutrição para plantações e oferecem sombra a todos os seres vivos.