Estudos apontam que vírus da Covid-19 pode sobreviver por até sete dias nas máscaras cirúrgicas

 

Diante da pandemia da Covid-19, o uso das máscaras de proteção facial se tornou obrigatório em todo o mundo e em Barra Mansa, não é diferente. A medida tem a finalidade de evitar a propagação da doença, que se prolifera no ambiente por meio de gotículas provenientes da tosse ou espirro das pessoas contaminadas pelo vírus.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, analisa o cenário do município, que tem uma população estimada de 184.412 habitantes (IBGE-2019). “A Secretaria não consegue mensurar o quantitativo de máscaras utilizadas pelas pessoas diariamente, em função daqueles que fazem uso da máscara de tecido ou da máscara N95, que protege contra aerossóis. Também é preciso considerar que as máscaras cirúrgicas devem ser substituídas a cada duas horas de uso. O fato é que se a máscara for dispensada de forma inadequada pode acabar comprometendo a vida de trabalhadores da coleta de lixo e da CoopCat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa), já que de acordo com especialistas um nível significativo do novo coronavírus pode ser detectado na camada exterior da máscara cirúrgica até sete dias depois do contato, indicando que a Covid-19 é extremamente estável neste tipo de superfície. O fato de a máscara reter umidade pode prolongar a sobrevivência do vírus, daí a importância dos cuidados na hora de jogá-la no lixo”, destacou.

Para descartar a máscara cirúrgica corretamente é necessária a utilização de duas sacolinhas plásticas, uma dentro da outra. Ao retirar a máscara do rosto segure apenas pelo elástico e lave as mãos antes e após o procedimento.  Depois é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro, que não deve conter nenhum tipo de material reciclável.

Já as máscaras de tecido devem ser lavadas sempre após a sua utilização com água e sabão. Depois de seca, é preciso passar o ferro quente sobre ela. Para descartar esse tipo de máscara com segurança é preciso seguir os mesmos procedimentos recomendados com a máscara cirúrgica.

 

DOAÇÃO DE MÁSCARAS – A Prefeitura de Barra Mansa está recebendo 200 máscaras protetoras (face shields) produzidas e doadas pela MAN Latin América – Volkswagen Caminhões e Ônibus. O município já recebeu 50 unidades, distribuídas para equipes da Secretaria de Saúde.

Outras 1.350 máscaras de tecidos, produzidas pelas artesãs do município que atuam em diversas ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, foram doadas na manhã desta quinta-feira para a Assistência Social e Direitos Humanos.