Intenção da Prefeitura é expandir o projeto para outros bairros de Barra Mansa

Os moradores da Santa Clara e bairros adjacentes receberam neste domingo, 28, a segunda edição do Festival da Família. Realizado pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura e a Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, com apoio das demais secretarias do governo, o evento contou com uma programação diversificada, com oferta de serviços públicos municipais, lazer, shows musicais e procedimentos de beleza.

O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado da esposa Regina Borges Costa e dos filhos Alice e Alexandre, participou da atividade. “O Festival da Família foi um sucesso e envolveu toda a comunidade. A Prefeitura está fazendo um grande esforço para ampliar esta proposta para outros bairros”, destacou.

Já o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, destacou que o Festival da Família descentraliza os serviços da Prefeitura. “É uma maneira de resolver os problemas que afetam os moradores, levar informação a população e otimizar os serviços. Simultaneamente estimulamos a prática de atividades esportivas”, ressaltou.

Durante o Festival da Família foi possível efetuar o cadastro no CADÚnico, instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda; assim como tirar a segunda via da certidão de nascimento, casamento e carteira de identidade. Ambos os serviços foram ofertados pela Secretaria de Assistência Social.

O Saae levou informações sobre religação de água, como proceder em casos de vazamento e emissão de segunda via de conta. Já a Secretaria de Fazenda atuou com emissão de guias de parcelamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbana) e outros tributos.

A Secretaria de Saúde trabalhou com aplicação de flúor, aferição de pressão arterial e informações sobre zoonozes, combate à dengue e redução de peso. Mudas de árvores frutíferas foram distribuídas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na área de lazer e entretenimento, um pula-pula garantiu a diversão da garotada. Foram distribuídos pipoca e algodão doce.

Houve ainda torneio de futebol society sub 9, com a participação de meninos e meninas. Para uma das organizadoras do evento Rayane Braga, a atividade esportiva desenvolvida no Festival da Família promoveu a interação entre as comunidades. Quem reforça essa afirmação é o casal Marcelo Antônio e Elaine Aparecida. Moradores da Vila Independência eles foram prestigiar a competição do filho Josué Gonçalves.

Ainda pela manhã, integrantes do Ministério de Louvor da Assembleia de Deus abrilhantaram o evento com show gospel. À tarde, Vitão e RAP Ocsob embalaram os participantes com vários ritmos musicais.