Trabalho é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros; período crítico de seca segue até o mês de setembro

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMADS), está realizando operações contra queimadas no município. As ações, que tiveram início em maio, seguem até setembro, mês em que termina o período mais crítico de seca. De acordo com o secretário da pasta, Rodrigo Viana, as áreas identificadas pelas equipes como críticas são as regiões sul e oeste da cidade. Além disso, os trabalhos são realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros.
– Temos bairros como São Pedro, Jardim América, Goiabal, Colônia, Rialto, Vila Nova e Vista Alegre que são mapeados e monitorados pela nossa equipe como áreas vulneráveis a queimadas. Neste trabalho, nós temos uma cooperação com os bombeiros e a Brigada Voluntária. As equipes identificam os focos de incêndio e fazem o acionamento dos profissionais quando existe o risco de as chamas atingirem edificações – destacou o secretário.
Ainda segundo o gerente de Fiscalização Ambiental, Felipe Rodrigues, durante as operações as pessoas flagradas descumprindo as leis são autuadas e podem sofrer sanções penais e administrativas. “As autuações são realizadas com base no artigo 62 do decreto 6.514 de 2008 e na Lei Municipal 3049 de 1998. O autuado ainda tem prazo para defesa e pode requerer a conversão da multa em compensação ambiental. Lembrando que a pessoa pode também responder criminalmente com base na Lei 9.605 de 1998”, explicou.
A população pode contribuir com as ações denunciando focos de incêndios e queimadas através do telefone: (24) 2106-3406.