Encontro na sede da Firjan abordou soluções baseadas na natureza; evento contou com presença de autoridades e especialistas no setor ambiental

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), se fez presente, na terça-feira, dia 31, no “Seminário sobre Soluções baseadas na Natureza: Cidades Sustentáveis, Saneamento e Drenagem Urbana”. O evento aconteceu no auditório da sede estadual da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na capital fluminense. O encontro teve como principais objetivos o fortalecimento de políticas públicas na busca de Soluções baseadas na Natureza (SbN) para segurança hídrica; adaptação às mudanças climáticas; segurança alimentar e conservação da biodiversidade; bem como o incentivo a iniciativas a partir destas soluções para promover o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes.

O seminário foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Inea) e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Entre os presentes estavam o vice-governador e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; a subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade do Seas, Marie Ikemoto; o presidente do Inea, Phillipe Campello; a secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazaretti; e o presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, Isaac Plachta.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, relatou que a participação de Barra Mansa foi de suma importância e agregará muito para o município.
– Essa oportunidade de estar presente no Seminário do Governo do Estado abre um leque para que possamos evoluir cada vez mais nossos trabalhos na Secretaria de Meio Ambiente. De um modo geral, devemos enxergar o que a natureza nos ensina e como podemos aplicar isso na cidade, para soluções de drenagem urbana, de tratamento de efluentes e outras questões – pontuou Vinícius, que ainda ressaltou ser integrante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e da Câmara Técnica de Infraestrutura Verde, o que reforça ainda mais a contribuição dos temas abordados no seminário.