Doações foram realizadas a cidadãos de várias regiões do município e para empresas privadas

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou nas primeiras duas semanas deste mês, a doação de mais de mil mudas de árvores. Entre as espécies nativas da Mata Atlântica ofertadas estão os ipês branco, roxo e amarelo, angico, ingá e pau formiga, além de uma variedade expressiva de mudas frutíferas, como pitanga e goiaba. As mudas são cultivadas no Horto Municipal Carlos Roberto Firmino, localizado no bairro Água Comprida.

De acordo com o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, as doações foram feitas a cidadãos de várias partes do município. “Especificamente na Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 1º e 05 de junho, várias empresas privadas também nos procuraram para receber as mudas. Paralela a distribuição, os abrigados do Centro de Lazer do Ano Bom, numa ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, realizaram o plantio de mudas em várias regiões do município, entre eles os bairros Nova Esperança, Roberto Silveira e Parque Independência”, ressaltou.

O gerente de unidade de conservação e recursos hídricos, Douglas Muniz, ressaltou o quanto é relevante perceber o interesse da população em buscar mudas para realizar o plantio em suas casas ou sítios, pois as arvores contribuem para a criação de um micro clima na região onde é possível perceber a redução de temperatura ambiente além de aumentar a captura de CO2 (gás carbônico) da atmosfera e liberação de O2 (oxigênio). “Também  é muito gratificante ver o horto florestal voltar a ter ‘vida’ depois de anos de abandono. A atual gestão administrativa teve essa sensibilidade e está investindo sistematicamente na recuperação do local”.

DOAÇÕES – Interessados em receber a doação de mudas deve se encaminhar diretamente ao Horto Florestal Carlos Firmino, que funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas. Quando o número de mudas for relativamente grande é necessária a solicitação na Secretaria de Meio Ambiente, situada no quarto andar do Centro Administrativo, na Rua Luis Ponce, 263.