Maus-tratos e resgate de animais foram as ocorrências mais registradas no município

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa divulgou nesta terça-feira (03), um balanço das principais operações realizadas entre janeiro e dezembro de 2022. Entre as ações com maior incidência estão os maus-tratos a animais, com 555 registros; em seguida, resgate de animais com 142 ocorrências e queima de resíduos, com 103 notificações.

Os dados apresentados incluem ainda: poluição atmosférica (81); descarte irregular de resíduos (91); verificação de denúncias de empreendimentos sem a devida licença ambiental (76); supressão (retirada) de vegetação (53); aves em cativeiro (60); movimentação irregular de solo (33) e intervenção em Área de Preservação Ambiental (05).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, os números refletem os trabalhos desenvolvidos em parceria com a população, já que muitas ações são planejadas a partir das denúncias recebidas pela Secretaria.

– As equipes mantêm uma rotina de atuação que abrange desde a fiscalização das áreas com maiores registros de crimes ambientais, até o acolhimento e verificação das denúncias. Durante as operações, nosso objetivo principal é proteger o meio ambiente, preservando os rios e mananciais, o solo, a vegetação e coibindo os maus-tratos animais e a criação de aves em cativeiro – enumerou o secretário.

Azevedo também pontuou sobre os licenciamentos ambientais efetuados pela Pasta. “O procedimento trata das condicionantes para que o empreendimento possa ser realizado no município, com segurança, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico com um ambiente ecologicamente equilibrado”.

Ao longo de 2022, a Secretaria levou às escolas educação ambiental. Também estimulou o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, alcançando a marca de 10 mil mudas doadas e plantadas nas áreas urbana e rural do município.

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

Para o gerente de Fiscalização da Secretaria, Felipe Rodrigues, um dos grandes problemas que envolvem a situação de crimes ambientais está relacionado à desinformação. “Infelizmente, as pessoas decidem algumas ações, como movimentação de solo e queima de resíduos, sem consultar a Secretaria. Por isso, incorre em infrações passíveis de multa e registros na Delegacia de Polícia. A ausência de fiscalização no município Barra Mansa ao longo de décadas possibilitou a construção de inúmeras residências praticamente na calha do Rio Barra Mansa. Com o passar dos anos, o leito foi assoreado e recebeu uma quantidade expressiva de resíduos, o que favorece o transbordo do rio no período das chuvas”.

A queima de pastagens e resíduos causa um grande impacto no ecossistema, já que provoca a morte de animais, eliminam exemplares da fauna local e trazem grandes prejuízos para a biodiversidade. O calor provocado pelo fogo também altera as características físicas e químicas do solo, elimina os microrganismos responsáveis pela transformação e decomposição da matéria orgânica e pela ciclagem de nutrientes no solo, diminuindo a atividade biológica.

– Essas informações precisam chegar até o cidadão visando à transformação de hábitos e a formação de uma nova cultura que tenha como objetivo à proteção ao meio ambiente – concluiu.

DENÚNCIAS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente funciona no 4º andar da Prefeitura de Barra Mansa – Rua Luis Ponce, n° 263, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Contatos com o setor para consultas, orientações ou denúncias também podem ser feitos pelo telefone: (24) 2106-3408.