Site vai ampliar agilidade no atendimento e esclarecimento de dúvidas dos contribuintes

A Secretaria Municipal de Finanças de Barra Mansa continua em sua missão de oferecer um atendimento cada vez mais prático e eficiente. Em reunião nesta terça-feira (12), o secretário da pasta, Leonardo Ramos de Oliveira, conheceu a interface do portal que deve ser lançado oficialmente nas próximas semanas. Também participaram do encontro o coordenador de Fiscalização Tributária, Erick Augusto Ferraz, o subsecretário da Receita Municipal, Tadeu Câncio Siqueira, e o gerente de Governança da Informação, Pedro Henrique Pereira de Andrade.

O trabalho de elaboração do portal foi coordenado pela Gerência de Fiscalização Tributária, passando a ser acompanhado pela Gerência de Governança da Informação. O novo espaço on-line, que vai funcionar dentro do site da Prefeitura de Barra Mansa, vai permitir que os contribuintes consigam a ter acesso a serviços de forma mais ágil e interativa, incluindo a abertura e consulta de processos e, em breve, o contato direto via atendimento on-line com o servidor do departamento para esclarecimento de questões tributárias. O site também possibilita um encaminhamento seguro para sites externos, como o da Receita Federal, por exemplo.

De acordo com o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, a nova ferramenta vai permitir a centralização dos serviços e otimização do tempo, o que beneficia tanto os profissionais que trabalham diretamente com o atendimento quanto os contribuintes que buscam a Prefeitura. Um ponto importante é que anteriormente as informações não estavam disponíveis de forma acessível como passarão a ficar em breve.

_ Isso é a consolidação de todos os nossos principais processos, itens que são mais relevantes no que tange às atividades de fiscalização tributária. Esse trabalho representa um grande esforço e dedicação do Erick, além do Rafael Menino, da empresa Coplan. Enquanto secretário, fico feliz de reconhecer a proatividade de um servidor que se dispôs a desenvolver e coordenar a construção de uma ferramenta que será usada por muitos. É um importante recurso de interação e consulta, algo que nunca tivemos. Cada vez mais nossas áreas precisam ter essa visão. Parabenizo a Gerência de Fiscalização Tributária pelo empenho – afirmou Leonardo.

O coordenador de Fiscalização Tributária, Erick Augusto Ferraz, deu mais detalhes de como o novo portal vai representar uma maior facilidade para os usuários. “Nossa motivação é melhorar os processos internos. Por exemplo, consolidamos toda nossa legislação tributária e montamos um compilado. Não é só uma facilidade operacional, mas também para o contribuinte. No site também estarão disponíveis vários vídeos institucionais sobre o funcionamento do novo sistema tributário, que vai entrar em operação no dia 08 de janeiro de 2024”, destacou Erick.

Já o gerente de Governança da Informação, Pedro Henrique Pereira de Andrade, enfatizou que a implantação da Gerência de Governança da Informação dentro da Secretaria de Finanças passou a garantir a gestão das informações de forma segura e também em conformidade com o planejamento estratégico da pasta.

_ A implantação desse site possibilita a qualidade da informação, além de trazer mais acesso e disponibilidade, garantindo que os dados estejam disponíveis para as pessoas certas no momento certo e no formato adequado. Assim, elas podem tomar as decisões e realizar as tarefas com mais eficiência. A Governança da Informação recepciona todos os dados, fazendo todo o compilado e passando de uma forma clara, transparente e segura as informações que os contribuintes e o secretário também precisam – comunicou Pedro.