Alterações incluem novo organograma e destaque na governança da informação

Dando continuidade ao processo de modernização do setor, a Secretaria de Fazenda de Barra Mansa passa a adotar o nome “Secretaria de Finanças”. As alterações também são vistas no organograma da Pasta e foram anunciadas nesta quinta-feira (16).

As mudanças na nomenclatura e na estrutura da secretaria foram definidas pelo Executivo, através do Decreto n° 9903, de 10 de julho, que será publicado na próxima terça-feira (21).

Durante uma reunião com a equipe, respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, o secretário de Finanças Leonardo Ramos explicou as mudanças decretadas. A área que se chamava Informação e Controle passa a ser Governança de Informação. A Coordenação de Arrecadação Tributária torna-se a Coordenação Administrativa de Finanças.

As gerências de Fiscalização Tributária, Cadastro Imobiliário e Cadastro Mobiliário, bem como suas subdivisões, ficam diretamente subordinadas à Coordenação de Fiscalização Tributária, que se reportará a Subsecretaria de Receita.

A Coordenação Administrativa de Finanças ficará subordinada diretamente ao secretário de Finanças Leonardo Ramos e, nas ações que se fizerem necessárias na Dívida Ativa Judicial, ao procurador geral do município César Catapreta.

As gerências de Atendimento e Arrecadação, Dívida Ativa, Recadastramento Imobiliário, bem como suas subdivisões, se reportam a Coordenação Administrativa de Finanças.

O secretário de Finanças Leonardo Ramos explica que toda a renovação é embasada na humanização dos atendimentos.  “A modernização da Fazenda se faz com pessoas. Essa construção é de toda a equipe. Isso vai desde a nossa atividade operacional até o Atendimento Classe A. Como uma secretaria se faz de pessoas, a gente vai chamar as equipes e fazer a governança da informação funcionar. Cada um deve saber de que forma faz parte, onde faz, o impacto que a atividade de cada um tem na nossa secretaria”.

Leonardo Ramos explicou como será o serviço. “Essa modernização já vinha sendo promovida desde o ano passado. O que muda é o conceito, a modernização, a forma de trabalhar. A nossa missão é nos tornarmos referência na área de finanças e isso engloba também a parte administrativa, atendimento, entre outros. É usar as melhores práticas de mercado, tanto púbicas, quanto privadas e trazer melhoria para a cidade, deixando claro que a gente está aqui para servir, tanto interna, quanto externamente. Estamos aqui para fazer a diferença. Esse é o conceito, essa é a cultura. Estamos trabalhando para dar dinamismo à área”.