Dia 11, cerca de 18.050 alunos retornam às salas de aula

A Secretaria de Educação de Barra Mansa, por meio da Gerência de Educação Básica, promove durante o mês de fevereiro diversas atividades voltadas para a atualização dos professores e, consequentemente, a melhoria da qualidade do ensino público.

De acordo com o secretário da Pasta, Fernando Vitorino, toda a programação tem como foco o desenvolvimento das capacidades dos profissionais da educação “A iniciativa visa a promoção de uma educação continuada pautada na disseminação do conhecimento, novas práticas, realidades e experiências”.

Na manhã desta terça-feira, dia 4, diretores, titulares e adjuntos, se reuniram no auditório do Centro Integrado de Educação (CEI), a fim de alinhar as ações para o ano letivo de 2020. Enquanto isso, os docentes estão se aprofundando no projeto político pedagógico e no planejamento escolar. A iniciativa acontece nas próprias escolas e segue até o dia 5.

Já no dia 7, às 13 horas, está programado o I Seminário de Atualização Profissional dos Auxiliares de Recreação. Intitulado ‘Empoderamento Profissional: da Teoria à Prática, o evento acontece no auditório da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

As metodologias ativas, assim como a educação 5.0 e as tecnologias emergentes serão tema do seminário programado para o próximo dia 10, no Espaço M. A palestra será ministrada por José Motta Filho, professor graduado em engenharia pela UFRJ e pós-graduado em administração de escolas pela FAE Business School.

Após toda essa programação de aprimoramento profissional, professores e diretores das 68 unidades escolares do município recebem cerca de 18.050 alunos no dia 11, quando oficialmente as aulas serão retomadas. Do total de escolas, 10 oferecem a educação em tempo integral

Os encontros de aperfeiçoamento terão continuidade. Dia 14, orientadores pedagógicos, professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I se reúnem no auditório da Apae, no horário relativo ao seu expediente na escola, no encontro de formação e alinhamento das ações de 2020.

Professores regentes do pré-escolar II, 1º ano e orientadores pedagógicos participam dia 18, também no auditório da Apae, do II Encontro de Diretrizes de Trabalho Promovendo Interações.

Finalizando o ciclo, dia 20, na Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros, será realizado o II Seminário de Orientadores Educacionais: Fortalecendo Redes de Diálogo – Família e Escola – Metas e Desafios.