Turmas do Maternal III retornaram na última segunda (26); Maternal II e I voltam no dia 03

A prefeitura de Barra Mansa retomou as atividades presenciais da educação infantil, na modalidade creche, no início desta semana. A Secretaria de Educação fez um balanço desses primeiros dias de aula e constatou que os protocolos de combate a Covid-19 estão sendo respeitados.

Cerca de 430 alunos do maternal III iniciaram o ano letivo, de forma presencial, na última segunda-feira, 26, sendo divididos em 23 turmas em nove creches do município. Segundo o secretário de Educação Marcus Barros, a retomada foi satisfatória. “O retorno está muito positivo desde a preparação até a adesão dos alunos. Nós estamos oportunizando o ensino presencial e híbrido justamente para dar opção aos pais, que são os principais aliados nesta volta, ajudando nos cuidados que devem ser tomados”, revelou, acrescentando que o convívio é fundamental para o desenvolvimento de uma criança.

Nesta primeira fase de adaptação, a adesão dos alunos nas aulas presenciais está em torno de 40 a 60%. As aulas estão com horários diferenciados e voltarão ao normal na próxima segunda-feira, dia 03, mesmo dia do retorno das aulas do Maternal II e I, que irão começar  também com horário diferenciado, devido ao processo de adaptação, aumentando este horário gradativamente.

Segundo a diretora da Creche Municipal Dom Waldyr Calheiros, localizada no bairro Ano Bom, Aline Vitorino, todos os alunos que retornaram as atividades têm autorização dos pais. “Antes de voltarmos oficialmente, convocamos uma reunião de pais para apresentarmos os protocolos que usaríamos e passar segurança a eles. Os alunos só voltaram, mediante autorização dos pais, através de um documento assinado, e, aqui, 60% dos pais autorizaram a volta dos filhos. Adequamos a escola com álcool gel para os alunos, com marcações para distanciamento, instalação de tanques, entre outras mudanças. Recebemos da prefeitura o material necessário para cumprir as regras e dessa forma, estamos fluindo muito bem”, concluiu a diretora.