Proposta visa resgatar 100% dos alunos do ensino remoto para o presencial, em sistema de alternância

A Secretaria de Educação de Barra Mansa está investindo no resgate de 100% dos alunos do ensino remoto para a modalidade presencial, com alternância entre os estudantes. Neste contexto realizou nesta sexta-feira, 20, mais uma etapa do Projeto SuperAção, que tem entre os objetivos oportunizar aos educandos possibilidades para assimilar os conhecimentos previstos no Ensino Fundamental I e II.

De acordo com o secretário de Educação, Marcus Vinicius Pires de Barros, a proposta inclui a realização de avaliação diagnóstica com a finalidade de sanar as dificuldades decorrentes da suspensão presenciais em 2020. “A pandemia da Covid-19 trouxe sérios prejuízos em todo o mundo. Barra Mansa disponibilizou exercícios através das unidades escolares e outras atividades por meio da plataforma online Do Aprender ao Ensinar como forma de minimizar esses impactos. Ainda no fim do ano passado, criamos um Comitê para discutir a retomada do ano letivo e isso nos possibilitou traçar uma série de ações e estratégias para receber os alunos em março passado. Agora, nossa meta é buscar a totalidade dos alunos da nossa rede de ensino e recuperar essa defasagem existente. Sabemos que a decisão do ensino presencial, com alternância dos alunos é dos pais, porém temos muita convicção de que o processo ensino-aprendizagem ocorre de fato em sala de aula”.

Durante esta sexta-feira, os alunos dos 1º e 2º anos participaram de avaliação diagnóstica, contendo seis questões de língua portuguesa e seis de matemática. Já os alunos dos 3º ao 9º anos realizaram avaliação integrada, sendo 20 questões para o ensino fundamental I, sendo cinco questões de língua portuguesa, cinco de matemática, quatro de ciências, três de história e três de geografia. Enquanto o Ensino Fundamental II respondeu a 30 questões, distribuídas da seguinte maneira: língua portuguesa (5), matemática (5), ciências (3), geografia (3), língua inglesa (3), história (3), arte (3), Educação Física (3) e ética e cidadania (2).

A gerente de Educação Básica, Saionara Maciel, explicou a respeito das avaliações. “A correção das provas será realizada pelos próprios professores de turma e as notas lançadas na próxima semana, prevalecendo a maior pontuação obtida entre as provas aplicadas no primeiro semestre deste ano e a avaliações diagnóstica e integrada. “Nossa intenção é direcionar todo o nosso trabalho e assim avançarmos em relação à aprendizagem que está tão defasada”, disse.

KIT ALIMENTAÇÃO – Aproveitando o reencontro presencial dos alunos, seguindo as recomendações sanitárias acerca do uso de máscara facial, álcool gel ou 70º e manutenção do distanciamento social, a Secretaria de Educação entregou o Kit Alimentação para quem está freqüentando o ensino remoto. Foram entregues sete mil kits.

CONTINUIDADE – Ainda buscando o retorno presencial de 100% dos alunos, em setembro, a Secretaria de Educação realiza o projeto InterAção. A iniciativa é direcionada aos alunos da Educação Infantil.