Proposta é voltada para aprendizagem criativa em tecnologia, inovação e solução de problemas em grupo

O Projeto TecnoMaker, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Barra Mansa, tem impulsionado o processo de aprendizagem sobre diversos temas. A cada dia, a proposta avança e desperta nos alunos o interesse e a curiosidade sobre questões relacionadas ao mundo cibernético e os impactos provocados no cotidiano.

Prova disso, foi a experiência desenvolvida pela professora do Projeto, Michelle Rezende, na Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, no distrito de Amparo, quando alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma impressora 3D.

– Foi surpreendente observar a fixação dos olhares e a atenção dos alunos para cada explicação acerca da atividade envolvendo saúde e tecnologia. Na oportunidade, apresentamos a impressão em 3 D de um coração semelhante ao tamanho real de um coração humano, produzido a partir do ácido polilático.  As crianças e os jovens constataram todo o procedimento de funcionamento da impressora e compreenderam que com a tecnologia, num futuro próximo, será possível reduzir ou eliminar, em sua totalidade, as filas de espera para os transplantes de órgãos – detalhou Michelle.

O Projeto TecnoMaker é desenvolvido atualmente em 47 escolas da rede municipal de ensino. Mas, a expectativa do secretário de Educação, Marcus Vinícius Barros, é implantar a proposta em todas as unidades de ensino do município. “As aulas fazem parte das atividades extracurriculares e são direcionadas aos alunos da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas com funcionamento em tempo integral e regular. Pensamos e desenvolvemos o projeto por acreditar que as escolas devem oferecer o currículo obrigatório vigente e ambientes empreendedores voltados para o trabalho em equipe, resolução de problemas, estímulo à pesquisa e investigação, facilitando assim a aprendizagem em seus diversos âmbitos”.

Segundo a assessora do Projeto, Marilia Avila da Silveira Andrade, o TecnoMaker oferece aulas práticas que favorecem os processos de investigação e construção de saberes. “Sendo Maker (termo em inglês que significa fazer) temos como pressuposto transformar os espaços de aprendizagem. Isso faz com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento”.

O Projeto TecnoMaker foi originado a partir da junção das aulas de informática  e robótica nas escolas e visa fazer com que os alunos participem como protagonistas ativos das experiências desenvolvidas, ampliando assim seu universo de conhecimento e saberes.