O trabalho deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços e das demais políticas públicas

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Barra Mansa realizou, na manhã desta quarta-feira (06), uma reunião para efetivar o atendimento do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que tem a finalidade de assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique nos territórios a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Estiveram presentes o secretário da pasta, Fanuel Fernando, a coordenadora do serviço, Kênia Machado, e o coordenador do Centro Pop do município, Thiago Félix.
Deverão ser considerados na abordagem locais como praças, entroncamentos de estradas, divisa de municípios, espaços públicos onde são realizadas atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, e outros.
O serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos. A abordagem social não está relacionada com a retirada compulsória de pessoas das ruas.
A equipe visa à emancipação da pessoa que se encontra à margem da sociedade, através de um processo social que respeite os direitos humanos e constitucionais. A abordagem não leva em conta conceitos pré-concebidos e, embora havendo diversidade de cor, raça, crença, orientação sexual ou religiosa, a equipe deverá desempenhar seu papel sem discriminação de qualquer natureza.
A coordenadora do Seas no município, Kênia Machado, detalhou mais sobre o trabalho. “Ele abrange e contempla famílias e indivíduos que utilizam os espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência dentro do município. Um dos maiores objetivos é promover ações de combate ao trabalho infantil, possibilitando e reinserindo essas pessoas no serviço socioassistencial”, frisou.
O coordenador do Centro Pop, Thiago Félix, comentou sobre a importância desse tipo de abordagem para a cidade. “Através do secretário, nós vamos fazer a consolidação, e faremos com que os direitos que estão sendo violados sejam vistos, conseguindo assim uma redução no número de pessoas afetadas por isso. Iremos fazer um trabalho mais eficaz e mais forte para que a gente consiga atender a maior parte da população possível e aumentar o acesso ao dispositivo de garantia de direitos”, disse.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, agradeceu ao prefeito Rodrigo Drable pelo apoio constante aos trabalhos da pasta.  “As crianças precisam estudar, aproveitar a infância e crescer de forma saudável. E os idosos também devem ter sua qualidade de vida garantida. Com base nos estudos sobre as necessidades das famílias, vamos saber se elas estão sendo atendidas dentro do prazo e recebendo bolsa ou auxílio”, acrescentou.