Finalidade dos encontros é o atendimento às pessoas em situação de calamidade e preparação dos conselheiros tutelares

Aconteceu nesta quarta-feira (11) no Parque Natural Municipal de Saudade uma capacitação de servidores que atuam nas secretarias com foco no Plano de Emergência de Barra Mansa. O prefeito Rodrigo Drable compareceu ao encontro, que contou com a presença de representantes da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e demais pastas. O treinamento foi visando o período de chuvas, fato habitual nos meses subsequentes de dezembro a março, com a chegada do verão. A capacitação foi ministrada pela assistente social Ariádina Schaeffer que trabalha no Hospital da Mulher.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, destacou o propósito da orientação. “O momento reforça o trabalho da Assistência em conjunto com a Defesa Civil, pois, é importante ressaltar que as secretarias trabalham integradas” informou Ruth que ainda pontuou as iniciativas desenvolvidas na gestão do prefeito Rodrigo Drable para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Temos que destacar o aluguel social, os abrigos temporários e todo o suporte entregue para que a população caminhe em ordem. Vale ressaltar que todos têm direitos de serem acolhidos”, frisou a secretária.

O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, relatou o serviço prestado pela coordenadoria nesta estação de maior incidência de temporais. “A capacitação é importante para que todas as secretarias que compõe o plano de emergência da Defesa Civil estejam aptas para executar suas ações, para que tenhamos êxito no resultado de respostas do município nas ações do plano de emergência”, explicou Sérgio.

A assistente social Ariádina Schaeffer, informou os assuntos abordados. “Tratamos a chegada do período crítico de chuvas, possibilidades de acontecer calamidades, debatemos também a proteção social dentro da assistência. Existe dentro da política de atendimento, um protocolo definido coordenado pela Defesa Civil e cada secretaria desempenha um papel importante no acolhimento das famílias”, destacou.

Capacitação para o Conselho Tutelar

Outro momento ocorrido nesta semana, na noite desta terça-feira (10), foi a capacitação dos conselheiros tutelares, promovido na Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros, o Asilo das Orfãs. A qualificação dos conselheiros é uma medida prevista na Lei 8.069/90 do Conselho e nas orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Foram trabalhados temas como Diretos Humanos, trabalho em rede, atendimento humanizado, entre outros. Além disso, foram feitos estudos de casos, com relatos diversos sobre crianças e adolescentes em situações de violação de direitos.

Nesses estudos foram planejados encaminhamentos, propostas, associando aos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as políticas públicas envolvidas.

A posse dos novos conselheiros para a administração no biênio 2020/2023 acontece no próximo dia 10 de janeiro de 2020. Os nomes foram escolhidos por meio de uma votação. Foram eleitos:

Paola Sapede Silvério

Denilson Rosa de Paula