Encontro, que reuniu educadoras e psicólogas, teve a finalidade de alertar e instruir as professoras em situações adversas

O Núcleo de Ensino Infantil Eny no Nascimento Mariano, localizado no bairro Boa Vista, organizou uma palestra para educadoras da rede municipal de ensino do município, na manhã desta terça-feira, 14. Com o tema “O resgate da infância e os perigos do excesso de tecnologia”, o evento ocorreu na Igreja Batista Pentecostal Vale das Bênçãos e contou com a participação da vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima. Duas psicólogas também participaram da atividade, contando casos recentes que presenciaram.
Fátima Lima falou sobre a importância do tema abordado e da abertura de fala para as pessoas presentes “Foi um momento muito importante, onde as pessoas puderam expressar se a respeito dos traumas que afetam a vida adulta. A influência do mau uso da tecnologia afeta o desenvolvimento da criança na primeira infância, refletindo na adolescência e na fase adulta”, alertou a vice-prefeita.
A diretora-geral da unidade de ensino, Fabiana do Nascimento, falou sobre a importância dos adultos entenderem os malefícios e perigos do excesso de tecnologias e tentar explicar de formas simples para as crianças, ao invés de privá-las do acesso.
“É necessário criar uma nova rotina onde a criança tenha oportunidade de criar, inventar, brincar, aprender, errar, conhecer… Proporcionar momentos de contato com a natureza, momentos que desenvolvam a criatividade como brincar de massinha, lego, caixas de papelão, lápis de cor, recortar e colar, brincar ao ar livre, manusear ou ler livros. Há uma importância de desenvolvermos na vida dos nossos filhos memórias positivas dentro da família. Memórias essas que eles levarão para a vida adulta. Tudo isso com a interação entre a família, a fim de desenvolver vínculos e criar memórias eternas”, ressaltou Fabiana.
A diretora-adjunta, Luciene Paulo Gomes, também destacou a importância desse cuidado com os pequenos.
“Nosso objetivo é ajudar famílias a ter uma atenção especial com as crianças, principalmente na parte da educação, pois elas estão em fase crucial onde conseguem assimilar de forma muito rápida tudo ao seu redor, sejam coisas boas ou ruins. Então tentamos fazer com que absorvam o que será benéfico para elas. Também avaliamos sempre o comportamento dos alunos, pois muitas vezes eles reproduzem os atos que veem em casa”, concluiu a educadora.